Prio volta a promover a ecologia nas escolas

A Prio lançou a terceira edição do seu desafio no programa Eco-Escolas, centrado no tema “Resíduos, Energia do Futuro”, iniciativa que aponta à consciencialização ambiental dos mais novos.

A terceira edição deste projecto, realizado em conjunto com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), dá continuidade à necessidade abordar a importância de reciclar os resíduos que podem ser aproveitados para a produção de combustíveis mais sustentáveis, como é o caso do biodiesel produzido pela Prio, em Aveiro.

Tal como nas edições anteriores, o desafio Prio volta a estar dividido em três escalões: no Pré-escolar e 1º ciclo, o desafio consiste na criação de uma história colectiva inspirada nas aventuras de um oleão; 2.º e 3.º ciclo será uma banda desenhada com o título “O oleão chegou ao Bairro; e para o ensino secundário, profissional e universitário, o desafio consiste na criação de um vídeo de um minuto e meio e/ou de uma infografia inspirada no tema “O Posto (de combustível) do Futuro | 2030”.

«Este é um projecto em que acreditamos muito! Com estes desafios os mais novos podem aprender de forma divertida, adquirindo conhecimentos que no futuro irão ajudá-los a terem mais consciência sobre como, através de pequenos gestos do nosso dia-a-dia, conseguimos contribuir para tornar o nosso planeta mais sustentável. Em Portugal os níveis de reciclagem ainda são muito baixos, mas isso só vai mudar se alertarmos as pessoas para a importância deste gesto. Contamos com os mais novos para nos ajudarem nessa sensibilização», afirma Carolina Gautier, gestora de projectos na Prio.

Todas as escolas do País podem inscrever-se no projecto até ao próximo dia 28. Depois de inscritas, terão até 30 de Maio para submeter os trabalhos. Entre tablets, livros e material informático, a Prio irá distribuir cinco mil euros em prémios às eco-escolas, aos professores responsáveis e aos alunos de cada trabalho vencedor.

Artigos relacionados