PRIO: Proporcionar experiências memoráveis

Nos últimos anos, a PRIO tem adoptado uma estratégia que pretende reflectir um lado disruptivo e uma aposta no talento nacional. Em entrevista à Marketeer, Ana Pinho, directora de Marketing da PRIO, explica que «o território dos festivais de Verão é muito natural para a PRIO, porque também queremos chegar a targets mais jovens, que estão agora a tornar-se ou serão os nossos consumidores no futuro. No entanto, quisemos fazê-lo à nossa maneira, não com uma simples activação no local, mas trabalhando os eixos de mobilidade, da redução das emissões de gases do efeito de estufa e energia».

Um exemplo claro desta estratégia é o projecto PRIO Like a Bus, realizado em parceria com a Universal Music Portugal. «Não nos limitamos a levar e a trazer os jovens a festivais. Fazemo-lo com uma experiência única, em que juntamos fãs e artistas num momento de verdadeira diversão», destaca a directora de Marketing da PRIO ao descrever um projecto que tem por objectivo promover a mobilidade sustentável, mas também oferecer uma experiência memorável a quem visita os festivais.

Para a PRIO, a música é uma linguagem universal que permite uma conexão autêntica e emotiva com diferentes públicos. «A música gera experiências, ligações, memórias. É uma ferramenta comunicacional muito forte, marcada por uma certa irreverência e que acaba por mexer com todos», afirma Ana Pinho. Esta afinidade natural entre a energia da PRIO e a música traduz-se no mote “Energia para mudar”, reflectindo valores como sustentabilidade, acessibilidade e emoção.

A PRIO afirma-se como «uma marca jovem que partilha muitos dos valores das gerações mais novas, tais como a sustentabilidade, a acessibilidade, a descontracção, a emoção e a irreverência». É por isso que este ano o bus do PRIO Like a Bus vai estar presente em três festivais de Verão: Sumol Summer Fest, Super Bock Super Rock e Festival Sudoeste. «Além da viagem de ida e volta, os festivaleiros vão entrar numa experiência inesquecível», afirma Ana Pinho. Os participantes terão direito a passe completo para todos os dias do festival, campismo e uma actuação exclusiva de um artista no bus. Para 2024, a PRIO planeia incluir ainda mais surpresas e experiências únicas para os seus fãs. «Já levámos um fã aos bastidores das gravações do videoclipe de “Full Energy”, mas teremos ainda mais surpresas nos próximos meses», diz a directora de Marketing da energética.

A escolha dos eventos musicais que a PRIO patrocina é ponderada, com base nos valores da marca. «Priorizamos os festivais com maior alcance e impacto e eventos que promovam a diversidade cultural e preocupações ambientais», afirma Ana Pinho. O público-alvo de cada evento é, similarmente, um factor crítico na selecção.

Por outro lado, a estratégia de comunicação da PRIO para promover os festivais que patrocina envolve uma abordagem multicanal, tanto através da comunicação mais tradicional (comunicados de imprensa, por exemplo) como do marketing digital e das redes sociais. A colaboração de influenciadores e de artistas é outra forma de promover estes patrocínios.

Ana Pinho considera que, após a pandemia, o regresso aos festivais foi e ainda é um sucesso. «Claramente este não foi um fenómeno temporário, e aqui podemos juntar aos festivais de Verão concertos de grandes dimensões, como a passagem dos Coldplay por Coimbra ou de Taylor Swift por Lisboa. A música conta com público, mesmo quando o contexto socioeconómico é desafiante, e o leque de festivais exigente traz uma variedade grande em termos de estilos musicais, o que também se reflecte na diversidade das pessoas. É fácil de ver por que é que é um território apetecível para marcas de diferentes sectores, mas sabemos que há este desafio adicional de captar a atenção em eventos com presenças tão diversificadas de marcas.»

IR ALÉM DOS FESTIVAIS

O apoio da PRIO à música não se limita aos patrocínios de festivais de Verão. A recente parceria com o rapper Bispo, que resultou no single “Full Energy”, é um exemplo do impacto positivo destas colaborações. «O single “Full Energy” é inteira criação do Bispo, mas surgiu com um objectivo claro em mente – reforçar a conexão com o público mais jovem e fazendo-o de uma maneira não convencional. Sabíamos à partida que era uma aposta ousada. Enquanto energética, a PRIO sempre se destacou por querer marcar a diferença num sector muitas vezes visto como um pouco “cinzento”. Creio que também beneficiámos do facto de sermos uma marca jovem que surgiu num sector que estava já em transformação, mas sentimos que esta escolha reflectia esse nosso lado de procurar fazer diferente. Em termos de impacto, são centenas de milhares de visualizações e audições entre YouTube e Spotify em pouco mais de um mês. É uma colaboração que aumentou a visibilidade da marca junto de targets mais jovens e no território da música», revela Ana Pinho.

A PRIO tem objectivos claros para o futuro, que passam por fortalecer a conexão da marca com o público mais jovem, aumentar a notoriedade e promover valores como a sustentabilidade e a inovação. A associação ao mundo da música tem sido uma estratégia eficaz para alcançar esses objectivos, permitindo à PRIO comunicar de uma forma orgânica e emotiva, essencial numa altura em que os consumidores valorizam tanto os produtos como os valores das marcas.

Para além das parcerias já mencionadas, a PRIO está sempre à procura de novos talentos para futuras colaborações. «Para o Sumol Summer Fest já anunciámos a nossa parceria com a Nenny. Faltam-nos revelar os artistas que este ano vão integrar a iniciativa do PRIO Like a Bus no Super Bock Super Rock e no Festival Sudoeste», disse Ana Pinho, sublinhando que a aposta continuará a ser em talentos nacionais.

Para a PRIO, todas estas iniciativas revelam «um lado diferenciador que temos procurado manter. Além da música, procuramos actuar no território do surf e até do humor, e há aqui um lado mais disruptivo, até descontraído, que nos tem, e bem, caracterizado. Enquanto energética, a PRIO quer liderar a transição energética acessível, porque sabemos que são soluções de qualidade, mas também diferentes e acessíveis a diferentes pessoas, que vão permitir que mais pessoas participem neste desafio de um futuro mais verde, que é um desafio de todos. É por isso que falamos em “Energia para mudar” e é por essa razão que este mote nos tem sido tão natural em diferentes territórios onde comunicamos».

Para finalizar, Ana Pinho acrescenta que são três os objectivos que a marca tenta atingir: «Em primeiro lugar, fortalecer a nossa conexão com o público mais jovem através de iniciativas como o PRIO Like a Bus e parcerias com artistas emergentes. Em segundo lugar, a PRIO visa aumentar a notoriedade da marca de forma a atrair novos consumidores, em particular aqueles que serão os nossos clientes no futuro. Por fim, procuramos promover, em especial junto dos mais jovens e de forma criativa, valores como a sustentabilidade e a inovação.»

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na Música”, publicado na edição de Junho (n.º 335) da Marketeer.