Prio e Carris vão criar combustível a partir de óleos alimentares usados

A Prio e a Carris uniram-se para implementar o projecto “Beato Biobus”, cuja missão é promover a sustentabilidade e a economia circular na área da mobilidade, mais concretamente no Hub Criativo do Beato, em Lisboa, e comunidade envolvente.

Para isso, as duas empresas pretendem produzir biodiesel para autocarros da Carris a partir de óleos alimentares usados recolhidos em locais seleccionados das freguesias da zona oriental de Lisboa, criando uma carreira movida a “Zero Diesel”. Nesse sentido, foram distribuídos oleões inteligentes em 10 escolas e lançada a 1.ª edição do Concurso Escolar Beato Biobus.

A competição conta com a participação de escolas dos agrupamentos D. Dinis, Luís António Verney, Santa Maria dos Olivais e Colégio Valsassina, juntando mais de 3.500 alunos envolvidos na temática da descarbonização nos transportes urbanos e sensibilizados para a importância do correcto encaminhamento dos óleos alimentares usados. A Prio irá premiar com materiais educativos e visitas de estudo a escola que mais óleos alimentares usados recolher até ao dia 31 de Julho.

O Beato Biobus, num conjunto de nove operações, faz parte da estratégia de transformação do Hub Criativo do Beato num smart campus com vista à implementação de estratégias urbanas para a sua sustentabilidade e resiliência ambiental.



Artigos relacionados
Comentários
A carregar...