Primeiro restaurante da Era NFT abre portas em 2023
Os NFTs são uma das grandes novidades do mundo digital, permitindo que os internautas se tornem proprietários de activos que não existem fisicamente. Depois de roupa, acessórios, obras de arte, entre outros, chegou a vez de a comida também se transformar num non-fungible token.
Gary Vaynerchuk, o fundador da plataforma de reservas Resy e um defensor dos NFTs, planeia abrir o primeiro restaurante NFT do mundo em Nova Iorque, já no próximo ano. A marisqueira Flyfish Club será um clube exclusivo para membros, com valores a começar nos 2,5 Ethereums (o equivalente a 6.918 euros) e que podem chegar a 7.234 euros para obter acesso limitado ao espaço (virtual) do restaurante, que inclui um bar e uma zona exterior. Há ainda a hipótese de membro premium ao pagar 4,25 Ethereums (ou 12.452 euros) para aceder a ofertas extras, incluindo a possibilidade de visitar o restaurante japonês omakase do Flyfish.
Contudo, ainda que as entradas no restaurante sejam adquiridas na moeda digital Ethereum, todos os consumíveis são pagos em dólares americanos. Esta é uma forma de, explica David Rodolitz, CEO do VCR Group, a plataforma que está a desenvolver o projecto, tornar as “filiações” bens que as pessoas possuem.
«Podem usá-las para entrar no restaurante, como é suposto, mas também pode alugá-las quando estão fora ou até vendê-las», afirma o CEO, citado pela Fortune.