Primeiro mupi digital da JCDecaux ganha vida em Lisboa e vai mostrar informação em tempo real
A JCDecaux ligou em Lisboa o seu primeiro mupi digital. A sua instalação, na Rua Braamcamp, junto ao Marquês de Pombal, resulta do contrato assinado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a JCDecaux a 14 de setembro de 2022 e a electrificação do equipamento insere-se no projecto de transformação de Lisboa para a tornar numa das cidades mais digitais da Europa.
Os ecrãs digitais de alta-definição de 2m2 a instalar pela JCDecaux em Lisboa irão exibir informação horária e de temperatura do ar actualizada em tempo real, e “disponibilizar às marcas conteúdos dinâmicos que promovem um maior potencial de impacto, envolvimento e eficácia, para alcançar as mais de 970 mil pessoas que vivem ou trabalham na cidade”, salienta a empresa, em comunicado.
O projecto será implementado com o propósito de responder às preocupações ambientais, já que: 100% do consumo de electricidade é coberto por energia verde, a limpeza dos equipamentos de mobiliário urbano é feita com água recolhida da chuva (dos tectos dos equipamentos) na maioria das filiais, de forma a reduzir o consumo de água da rede pública e a crescente utilização de veículos de reduzida emissão de carbono.
O contrato inclui ainda um conjunto de serviços de utilidade pública, como novas funcionalidades nos abrigos (wi-fi, tomadas USB, terminais de informação aos passageiros), sanitários de manutenção automática (alguns de acesso adaptado a pessoas com mobilidade reduzida) e uma plataforma de comunicação em tempo real reservada à comunicação institucional do Município de Lisboa.
«Com a ligação deste primeiro mupi, a JCDecaux Portugal deu mais um passo no processo contínuo de transformação digital da comunicação exterior na cidade de Lisboa. Nas próximas semanas, continuaremos a trabalhar para tornar Lisboa uma cidade mais harmoniosa, tecnológica e sustentável. É com grande orgulho que vemos Lisboa, que acolheu a JCDecaux em Portugal há mais de 50 anos, tornar-se hoje numa das cidades mais digitais da Europa», afirma, em comunicado, Philippe Infante, director-geral da JCDecaux Portugal.