Primeiro festival de sidras de Portugal acontece em Ponte de Lima
Festivais de vinho ou cerveja não são difíceis de encontrar em Portugal, mas os adeptos de sidra poderão sentir mais dificuldades em encontrar um evento à sua medida. É neste contexto que nasce o Sidrama, que se apresenta como o primeiro festival de sidras no País.
De 26 a 28 de Agosto, em Ponte de Lima, o Sidrama – Festival Internacional de Sidras e Bebidas do Pomar terá mais de 100 sidras à prova, mas também outras bebidas fermentadas com fruta. Está confirmada a presença de produtores de regiões como Vale Cambra, Carrazeda de Ansiães, Castelo Branco, Bombarral, Vila Real ou Madeira, bem como projectos locais como a Nua Cider e, ainda, produtores de além-fronteiras (Itália, Finlândia, Suécia, Áustria, Letónia, Catalunha, Astúrias, Cantábria, Galiza e o País Basco, o país-região convidado desta primeira edição).
Com organização a cargo da OG&Associados, em parceria com o Município de Ponte de Lima, o Sidrama pretende ser mais do que um festival, uma vez que “constitui o elemento central de uma estratégia abrangente que tem os olhos postos no posicionamento e na visibilidade nacional e internacional a partir da criação do primeiro território nacional com um produto turístico do género, agregado a uma rede mundial de regiões sidreiras”.
O festival tem entrada livre, mas é preciso comprar o copo oficial para provar as sidras disponíveis (4 euros), bem como fichas de consumo. Quem quiser levar para casa as suas propostas preferidas, poderá fazê-lo através de garrafas disponibilizadas pela organização.
A juntar a tudo isto haverá música (Omiri, Tony Perry, Rosa Mimosa y sus Mariposas, entre outros) e comida, incluindo propostas de harmonização e prova.