Dar nova vida à roupa de criança

Roupa e acessórios infantis unissexo, que podem passar de irmão para irmão, apesar do género e de geração em geração. É esta a proposta sustentável da Enzo & Eva.

Texto de Daniel Almeida

Comprar roupa de bebé e criança não é propriamente a tarefa mais recompensante do mundo, no sentido em que nunca sabemos durante quanto tempo vai servir – nem tão-pouco o que lhe fazer depois. A Enzo & Eva é uma nova marca portuguesa de moda e acessórios, que pretende responder a estes problemas que todos os pais enfrentam. Em tons de preto e branco, as peças da marca são unissexo – podem passar de irmão para irmã, de primo para prima ou vice-versa –, desempenham mais do que uma função e adaptam-se ao crescimento das crianças.

A ideia de criar a Enzo & Eva surgiu quando Rita Marques, a fundadora da marca, que baptizou com os nomes dos filhos, descobriu que ia ser mãe pela segunda vez. «Sempre tive a convicção de que o Enzo iria ser o meu primeiro e único filho e com a descoberta da chegada de um novo bebé, que ainda por cima era uma menina, os medos e inseguranças de mãe surgiram de imediato: além de ter que planear e reorganizar a minha vida pessoal e profissional novamente, não ia poder aproveitar as roupas do meu filho mais velho para a Eva, o que implicava um esforço financeiro ainda maior», recorda a empreendedora, de 38 anos, licenciada em Educação de Infância e Educação para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. «Foi a partir daqui que decidi criar uma marca que oferecesse produtos ideais para famílias com mais do que uma criança, que fossem unissexo e pudessem passar de irmão para irmão», acrescenta.

A Enzo & Eva conta, neste momento, com três artigos: o Eyrie, que serve as funções de alcofa, mas que se transforma num ginásio/manta e que, mais tarde, pode ainda ser convertido numa tenda para brincadeiras; o Belly, um body sem molas que, devido ao seu comprimento, vai-se adaptado ao tamanho do bebé (até aos 24 meses ou 12 kg), mas também pode envolver o bebé com a técnica de swaddling ou ser utilizado como avental de amamentação; e a Nesting Braid, uma almofada em forma de trança, para apoio na amamentação ou para protecção no berço.

As peças são produzidas em Santo Tirso e estão disponíveis para venda no website e Instagram da Enzo & Eva. Além de promover a economia circular, a componente ecológica e sustentável da marca reflecte-se ainda na utilização de materiais orgânicos, tintas naturais e embalagens recicladas.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Máquinas a substituir humanos e mais trabalhadores freelancer? Será assim o mundo do trabalho em 2040
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift