Primavera Sound Porto gera impacto económico de 43,4 milhões de euros. Balanço global é positivo

Foi entre os dias 6 e 8 de Junho que decorreu mais uma edição do Primavera Sound Porto, que levou ao Parque da Cidade 100 mil visitantes. De acordo com um estudo realizado pelo ISAG-EBS e pelo CICET-FCVC, o festival teve um impacto económico global na cidade de 43,4 milhões de euros, calculado com base nas despesas realizadas em alojamento, refeições, cultura/lazer, viagens e deslocações na cidade, entre outros gastos.

No recinto os visitantes gastaram em média 126,85 euros e os residentes fora da Área Metropolitana do Porto (AMP) ou no estrangeiro realizaram uma despesa média, por dia, na cidade 397,87 euros.

No balanço do impacto económico, o alojamento foi a despesa mais significativa (117,74 euros diários), com 29,8% dos inquiridos a escolher o hotel para pernoitarem no Porto. Em casa de amigos/familiares foi a preferência de 27% dos inquiridos, alojamento local de 21% e hostel de 11,1%. Os visitantes permaneceram, em média, 3 noites na cidade.

Portugueses, estrangeiros e mulheres

O estudo realizado conclui também que 14,1% dos 1216 inquiridos era de nacionalidade estrangeira, com destaque para a espanhola (18,7%), inglesa (14,0%), brasileira (12,3%), francesa (7,6%), alemã (4,7%) e italiana (4,7%).

Entre os visitantes internacionais e os residentes fora da Área Metropolitana do Porto, que representaram 37,2% da amostra, 91,8% deslocou-se ao Porto propositadamente para assistir ao festival, tendo 43% respondido que aproveitou a estadia para visitar o Centro Histórico da cidade, visitar monumentos/museus (24%), fazer compras (20%), actividades gastronómicas e degustação de vinhos (18%), usufruir da animação nocturna (13%), entre outros.

Ainda relativamente ao perfil sociodemográfico do total de inquiridos, 60,2% era do género feminino, apresentavam uma média de idades de 28,6 anos. A maioria encontrava-se solteiro (69,7%), com nível de habilitações académicas de pelo menos uma licenciatura (70,3%).

Balanço positivo do festival

O Primavera Sound Porto termina com o grau de satisfação global dos inquiridos de 4,2 valores, medido numa escala de 1 a 5. Entre os vários critérios avaliados, o local foi o que mereceu melhor nível médio de satisfação (4,3), com a cenografia (4,2), restauração (4,2), programação musical (4,0) e organização do festival (4,0) também a serem apreciados pelo público.

Este festival estimulou word-of-mouth e o engament, com 91,4% a concordar e concordar totalmente recomendar o festival, 82,7% a partilhar a experiência nas redes sociais, e 80,3% manifestar forte intenção de regressar em 2025.

Além disso, 33,1% afirmou já ter participado pelo menos numa das edições anteriores do festival. O Primavera Sound Porto mostra, ainda, conseguir conquistar novos públicos: 66,9% do público era estreante nesta edição. De salientar que 34,6% dos visitantes adquiriu o passe geral e 65,4% bilhete diário.