Previsão de inundações da Google chega a Portugal
Os desastres naturais, como as inundações, são cada vez mais frequentes em todo o mundo devido às alterações climáticas. Estes fenómenos extremos ameaçam a segurança e a subsistência das pessoas e estima-se que as inundações em particular afectem anualmente mais de 250 milhões de pessoas globalmente e tenham um impacto económico de cerca de 10 mil milhões de dólares.
Como forma de responder à crise climática recorrendo à Inteligência Artificial (IA), a Google revela que vai expandir a sua ferramenta de previsão de inundações para 80 países, incluindo Portugal. A Flood Hub chega agora a alguns dos territórios com as maiores percentagens de população exposta ao risco de inundação e a climas mais extremos, abrangendo mais 460 milhões de pessoas.
A IA do Flood Hub recorre a diversas fontes de dados disponíveis publicamente, como previsões do tempo e imagens de satélite, combinando dois modelos: o Modelo Hidrológico, que prevê a quantidade de água que corre num rio com o Modelo de Inundação, que prevê quais as áreas que serão afectadas e qual o nível da água.
A médio prazo, o objectivo é que esta ferramenta seja incorporada na Pesquisa e no Maps, disponibilizando a informação relativa ao risco de inundações em tempo real.