
Prevenção e segurança: Uma estrada de dois sentidos para a Zurich
Portugal é o país da Europa Ocidental com mais mortes de peões por milhão de habitantes. Os dados são de 2022 e constam no relatório da Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária, mas os números em 2023 revelam um aumento, com mais de 36 mil acidentes com vítimas, dos quais resultaram mais de 450 mortes, mais de 2600 feridos graves e mais de 42 800 feridos ligeiros. Os dados de 2024 ainda não se encontram inteiramente apurados, mas, entre os meses de Janeiro e Julho, no continente e nas regiões autónomas foram registados mais de 21 400 acidentes, com mais de 270 vítimas mortais. Lisboa e Porto são os distritos que apresentam mais vítimas mortais e feridos graves, sendo 74,4% das vítimas mortais condutores, 14,3% peões e 11,3% passageiros. A meta nacional é ter, em 2030, metade dos mortos e feridos graves de 2019.
O crescimento da mobilidade verde nos últimos anos, com as trotinetes eléctricas como opção de transporte cada vez mais popular nos meios urbanos, sobretudo entre os mais jovens, é acompanhado pelo aumento de acidentes. Os especialistas alertam para esta realidade e os números comprovam-no: 124 pessoas morreram devido a acidentes com motas e 26 perderam a vida em desastres com bicicletas e trotinetes, em 2023. Face a 2019, o aumento de vítimas mortais em motociclos é de 25% e em bicicletas e trotinetes de 38%.
A CONSCIENCIALIZAÇÃO COLECTIVA PARA UMA RESPOSTA CONCERTADA
As estatísticas revelam a necessidade de mitigar o impacto destes riscos para tornar as localidades seguras. O cumprimento das regras de trânsito e os cuidados redobrados por parte de peões e condutores revelam-se determinantes para contrariar esta tendência e permitir chegar a 2050 com zero mortes de peões. Para que esta ambição se concretize, a implementação de medidas de controlo e limitação de velocidade em zonas pedestres é fundamental, assim como a sensibilização colectiva para as três principais causas de acidentes rodoviários: excesso de velocidade, condução com excesso de álcool e uso do telemóvel ao volante.
Para isso, a prevenção é crucial. O esforço entre entidades públicas e privadas, incluindo seguradoras, tem de ser conjunto para reforçar a segurança rodoviária. Urge consciencializar e incentivar à mudança comportamental, sensibilizando os condutores para que tenham uma condução segura e sem distracções, e os peões para que sejam cautelosos e prudentes quando circulam nas ruas. Cabe ao sector segurador, com o conhecimento e experiência que tem, proteger os utentes na via pública de situações inesperadas e alertar para os perigos existentes.
O CUIDADO NA ESTRADA PELO BEM COMUM
Foi assim que nasceu a campanha “O Cuidado é o Melhor Caminho. Para que tudo corra bem”. A Zurich Portugal e a Prevenção Rodoviária Portuguesa uniram-se para promover a sensibilização para a segurança rodoviária e incentivar comportamentos mais seguros na estrada, reforçando a necessidade de condutores e peões adoptarem atitudes cívicas, vigilantes e responsáveis.
A campanha vai decorrer até ao final do ano de 2025 e apela ao compromisso de todos com uma mobilidade mais segura e sustentável. A campanha tem uma cobertura nacional e as mensagens são distribuídas através de vários canais de comunicação, como a rede de mupis da Prevenção Rodoviária Portuguesa, redes sociais, digital, rádio – no programa Café da Manhã da RFM – e nos mupis digitais dos Parceiros de Negócio da Zurich. O conceito criativo é da agência de publicidade McCann e reforça que o cuidado com os outros é o melhor caminho para viagens mais agradáveis e seguras, evidenciando que uma atitude de respeito, civismo e prudência torna a circulação nas estradas mais tolerante e defensiva.
«Na Zurich, acreditamos que a verdadeira segurança começa com a prevenção. Por isso, a nossa missão vai para além da venda de seguros – queremos ser agentes de mudança e inspirar comportamentos responsáveis e conscientes no trânsito. Cada vida protegida e cada acidente evitado são uma vitória. Neste cenário, o papel do marketing revela-se crucial para impactarmos um público mais amplo e contribuirmos para educar e envolver a sociedade na consciencialização dos riscos e na importância de adoptar práticas seguras, ao volante e até mesmo a pé. Com esta campanha, reafirmamos o nosso compromisso em causar um impacto positivo no planeta», adianta Emília Sanches, directora de Marketing da Zurich Portugal.
A campanha adopta uma abordagem simples e acessível para comunicar as mensagens de prevenção. “A atenção tem sempre prioridade”, “A consideração é o melhor co-piloto”, “A calma é uma estrada de dois sentidos” ou “Ter cuidado é sempre o melhor caminho” são algumas das mensagens que se podem ler nas criatividades da campanha. A paciência é essencial na estrada e uma condução calma e tolerante melhora a experiência de quem está ao volante e as interacções com os restantes utilizadores da via pública.
Evitar distracções, manter o foco nas condições da estrada, respeitar os direitos dos peões e os limites de velocidade, assim como adoptar atitudes de empatia e cooperação para evitar conflitos são determinantes para garantir a segurança de todos os que vivem em sociedade. É por essa razão que a prevenção e a segurança representam uma estrada de dois sentidos que, ao ser percorrida por todos os seus utilizadores, tem tudo para correr bem.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 343) da Marketeer.