Presidente da República distingue empresas que mais se destacam na redução de emissões
São três as empresas cujo esforço na área da sustentabilidade foi reconhecido pelo Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa juntou-se à GS1 Portugal para distinguir a Santosvale, a Delta Cafés e a Nestlé Portugal no âmbito do projecto Lean&Green.
Promovido pela GS1 Portugal, este é um programa de certificação das iniciativas de auto-regulação que empresas e organizações se propõem adoptar no sentido de reduzir as emissões de dióxido de carbono decorrentes da operação logística necessária à respectiva actividade.
A Delta Cafés e a Nestlé Portugal foram premiadas por terem reduzido, no último ano, 20% das emissões de CO2 através do Lean&Green, ao passo que a Santosvale foi distinguida por ter aderido ao projecto.
«É de louvar a missão da GS1 Portugal, uma organização que começou por ser pioneira com a introdução do código de barras em Portugal e que, agora, volta a ser pioneira na promoção da sustentabilidade das empresas», afirmou o Presidente da República na cerimónia de entrega dos prémios.
Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, tanto a sustentabilidade como as preocupações climáticas são questões directamente relacionadas com a qualidade de vida, «que ultrapassam gerações e fronteiras, suplantam continentes e que representam um dos grandes desafios do futuro».
Já João de Castro Guimarães, director-executivo da GS1 Portugal, sublinha como a sustentabilidade tem vindo a assumir um papel crucial enquanto facto de competitividade das empresas. Por isso mesmo, a organização decidiu avançar com aquele que garante ser o o único projecto de certificação de empresas e entidades empenhadas e «com planos concretos, verificáveis e auditáveis, na redução de emissões de CO2».