Prémios Lusófonos desvendam agências e produtores do ano no final de Junho
30 de Junho é a data escolhida para o VIII Festival Lusófono da Criatividade, durante o qual serão desvendadas as agências e produtoras do ano – tanto a nível lusófono como em cada país. As inscrições para a última edição quadrimestral do biénio 2020/2021 estão abertas e quem submeter as propostas a concurso até ao próximo dia 21 terá direito a um desconto de 25%.
Segundo a organização, a cargo do Lisbon Awards Group, a competição está especialmente dinâmica. Olhando para o Ranking Lusófono da Criatividade, verifica-se que há várias agências empatadas.
Em “Activação de Marca e Eventos”, por exemplo, há duas agências empatadas na disputa pelo título de Agência do Ano de Portugal: MOT – Memories of Tomorrow e a Big Fish. Além disso, disputam o título de Agência do Ano Lusófona, empatadas com a brasileira Eleve Design de Experiências.
Já em “Design”, há duas agências que lideram praticamente empatadas e que querem o título de Agência do Ano de Portugal: a 327 Creative Studio e a Q’riaideias Agência de Design e Comunicação. Na categoria de “Publicidade”, a FCB Lisboa surge em destaque e isolada em Portugal, mas o título de Agência do Ano Lusófona é ameaçado pelo brasileiro Grupo Rái.
A organização indica ainda que, em “Relações Públicas”, há uma disputa acesa entre a Llorente & Cuenca e a Lift Consulting / True Stories no que concerne o prémio de Agência do Ano Portuguesa. O título de Agência do Ano Lusófona é disputado por estas agências também com a brasileira VIANEWS.
Em “Digital”, Adclick e Loba.CX são as agências que se habilitam a vencer o galardão de Agência do Ano de Portugal. Ambas concorrem também pelo título de Agência do Ano Lusófona com a brasileira CL.
Por fim, “Produção” é uma luta renhida entre Sonido, Studio Nuts e Bild Corp para conquistar o troféu de Produtora do Ano de Portugal. Já no que toca à Produtora Lusófona do Ano, está também, pela primeira vez, a angolana Team Films na disputa.