Prémios comerciais de seguro aumentam 22%
Segundo o Gloval Insurance Market Index, da Marsh, os prémios comerciais de seguros globais aumentaram 22% no quarto trimestre de 2020.
Segundo a empresa de consultoria de risco e corretagem de seguros, trata-se do maior crescimento desde o lançamento desde índice, em 2012. Todavia, este valor acompanha a média anual de aumentos de 20% no terceiro trimestre e de 19% no segundo trimestre de 2020.
O aumento médio dos prémios no quarto trimestre foi impulsionado, principalmente, pelas taxas de seguro de danos materiais e das linhas financeiras e profissionais.
Este índice destaca ainda que os prémios globais de danos materiais aumentaram, em média, 20%, ligeiramente abaixo do crescimento de 21% registado no terceiro trimestre. Já as linhas financeiras e profissionais globais aumentaram, em média, 47%, valor superior aos 40% registados no trimestre anterior. Os prémios das responsabilidades aumentaram em média 7%, uma ligeira subida face aos 6% verificados no trimestre anterior. Também os prémios compostos no quarto trimestre aumentaram em todas as regiões geográficas pelo nono trimestre consecutivo.
«O mercado segurador global foi muito desafiante em 2020 e esperamos que estas condições persistam ao longo da primeira metade de 2021. Ainda que estejamos a notar sinais de que o aumento de prémios começa a entrar em fase de planalto em algumas linhas de seguro, os nossos clientes continuam a enfrentar condições comerciais extremamente duras. Comprometemo-nos a apresentar opções de mitigação de risco e de colocação de seguros aos nossos clientes, oferecendo também consultoria e apoio à medida que considerem ajustar os seus padrões de subscrição de seguros», afirma António Morna, Diretor de Placement da Marsh Portugal.