Prémio Nacional de Turismo já escolheu os vencedores (e homenageou André Jordan)
Foram revelados os vencedores da 3ª edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT 2021), uma iniciativa do banco BPI em parceria com o semanário Expresso, que visa distinguir projectos nacionais de turismo que sejam inovadores, sustentáveis e inclusivos.
O projecto Cerdeira – Home for Creativity, na Lousã, que junta uma oferta de alojamento em espaço rural com turismo criativo associado às artes e ofícios, foi o grande vencedor na categoria “Turismo Autêntico”. No segmento de “Turismo Gastronómico”, o prémio foi entregue à Rota do Petisco, o roteiro gastronómico que promove a restauração e o comércio da região do Algarve.
O projecto Access TUR, que promove a acessibilidade e inclusão do sector turístico na região Centro, foi distinguido na categoria “Turismo Inclusivo”. Já o World of Wine, o quarteirão cultural em Vila Nova de Gaia que junta a arte e restauração no mesmo espaço, venceu na categoria “Turismo Inovador”. Por fim, o Sentido Galomar, um hotel requalificado com certificação A+, autossuficiente e com postos de carregamento de viaturas eléctricas, foi o grande vencedor em “Turismo Sustentável”.
Além dos vencedores, o Prémio Nacional de Turismo distinguiu com menções honrosas os projectos GuestAccess (em “Turismo Inclusivo”), Ponte Suspensa 516 Arouca (“Turismo Inovador”) e Noah Surf House (“Turismo Sustentável”). No total, PNT 2021 recebeu 439 candidaturas e nomeações de empresas turísticas de todo o País.
A 3ª edição deste evento distinguiu ainda André Jordan, criador de inúmeros projectos que desenvolveram o turismo no Algarve, entre os quais a Quinta do Lago, o Belas Clube de Campo e Vilamoura, com o “Prémio Carreira”. De acordo com a organização do Prémio Nacional de Turismo, André Jordan destaca-se pelo «papel fundamental que teve na criação de uma imagem de modernidade e sofisticação do turismo nacional, sendo conhecido como “o pai do turismo português”. Colocou o Algarve e Portugal no mapa mundial do turismo de qualidade, com uma visão a longo prazo e considerando sempre as questões ambientais e de sustentabilidade.»
O Prémio Nacional de Turismo conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal e o apoio da Deloitte como “knowledge partner”.