Prémio Nacional de Enoturismo APENO/Ageas Seguros já tem vencedores
Distinguir as melhores empresas, práticas e projectos de enoturismo em Portugal é o objectivo do novo Prémio Nacional de Enoturismo APENO/Ageas Seguros, cuja primeira edição decorreu na última sexta-feira, dia 17 de Junho. Foi no Altis Grand Hotel, em Lisboa, que se desvendaram os vencedores das 10 categorias a concurso.
São eles: Melhor Enoturismo de Portugal (Herdade da Malhadinha Nova); Melhor Profissional (Beatriz Machado); Melhor Estadia (Herdade da Malhadinha Nova); Melhor Restaurante (Torre de Palma by Miguel Laffan); Melhor Chefe de Cozinha (Pedro Lemos – Symington); Melhor Sommelier (Sérgio David Marques – Madeira Wine Company); Melhor Sala de Provas (Taboadella); Melhor Empresa Turística (Winen’Route); Melhor Projecto Inclusivo (Adega Mayor); Melhor Projecto Sustentável (Casa da Passarella).
Com a Ageas seguros como patrocinador principal, o apoio institucional do IVV e o patrocínio do Grupo Amorim, os prémios contaram com um painel de jurados de mais de 250 especialistas – desde jornalistas do mundo do vinho e do turismo a representantes de entidades oficiais destas áreas, chefs de cozinha e sommeliers e, ainda, associados da APENO.
«Esta foi a primeira edição deste prémio e estamos muito felizes com o resultado, foi um sucesso. Foi também a primeira vez que juntámos os players do vinho e do turismo numa votação justa e num evento especialíssimo que une os dois mundos», comenta Maria João de Almeida, presidente executiva da APENO.
De acordo com a mesma responsável, citada em comunicado, ainda não existia uma iniciativa deste género. O que existia até ao momento era a atribuição de alguns prémios de enoturismo através de outras entidades de alguma forma ligadas directa ou indiretamente ao sector, mas sem foco exclusivo no enoturismo. «Por essa razão, algum dia este evento teria obrigatoriamente de surgir», conta.
Hugo Julião, responsável de Marketing Canal e Digital do Grupo Ageas Portugal, acrescenta que é relevante para a Ageas Seguros fazer parte deste projecto desde o primeiro momento: «Apoiar o que melhor se faz no enoturismo em Portugal é uma honra para nós, aliado ao facto de estarmos a contribuir para que seja um sector protegido, seguro, sustentável e inclusivo. Reforço a importância da aposta na prevenção e protecção das empresas para uma gestão mais eficiente dos negócios.»