Prefere produtos em 2ª mão? Saiba que tipo de cliente é

Fazer compras é uma actividade que divide opiniões: há quem adore e quem odeie, reduzindo ao mínimo indispensável a deslocação às lojas. Cada consumidor é único, incluindo aqueles que optam por artigos em segunda mão.

Geralmente, esta escolha é feita com o ambiente em mente ou simplesmente a autenticidade, procurando artigos vintage como forma de expressão, tendo em vista o prolongamento da sua vida útil ou até a poupança financeira.

Assim, a Cash Converters, plataforma dedicada a promover a economia circular, reúne os cinco tipos de consumidores que mais se destacam quando se trata de comprar segunda mão.

  1. O Vintage: O consumidor vintage é aquele que procura peças com história, que lhe confira personalidade e um estilo único. Recorre à segunda mão como principal modelo de consumo para decorar a sua casa ou simplesmente para trocar de óculos, por exemplo.
  2. O Coleccionador: Em lojas de segunda mão é muito habitual ter objectos raros, nomeadamente, discos de vinil, livros ou máquinas fotográficas, por exemplo. O coleccionador é o típico consumidor que visita, normalmente, as lojas de segunda mão em busca de elementos que completem ou alimentem as suas colecções.
  3. O Ambientalista: O ambiente é a preocupação de uma boa parte dos consumidores que investe em economia circular, mas há aqueles que se assumem 100% “green”. Assim, o consumidor ambientalista é exactamente o que adopta a compra de produtos em segunda mão somente por saber que está a contribuir para reduzir o impacto ambiental da sua pegada de consumo.
  4. O Poupado: De mãos dadas com a preocupação ambiental vem a preocupação pela carteira, e na hora de adquirir novos produtos, essa preocupação ganha outra dimensão. O comprador poupado é o que prefere optar por produtos usados e, alguns, até praticamente novos, mas a preços mais acessíveis. Além disso, pensando em produtos tecnológicos, este tipo de consumidor consegue mais facilmente modelos mais recentes, mas ao preço dos antigos.
  5. O minimalista: Em pleno século XXI, são vários os estilos de vida que é possível adoptar e o minimalista é um deles. O consumidor minimalista é aquele para quem menos é mais, adoptando um estilo de vida mais simples, baseado no consumo consciente e na redução de bens materiais. Nesse sentido, para estas pessoas, na hora de comprar algum produto, a compra em segunda mão é uma escolha natural
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