Preços dos seguros aumentaram 11% no primeiro trimestre
O Global Insurance Market Index, divulgado pela Marsh, indica que os preços dos seguros globais continuam moderados. No primeiro trimestre deste ano, registou-se um aumento de 11%, em linha com a tendência de estabilização dos aumentos que já tinha começado no mesmo período de 2021.
Segundo o mesmo relatório, embora seja o 18.º trimestre consecutivo de aumento de taxas no mercado global de seguros, olhamos agora para uma evolução mais moderada em muitos ramos e em praticamente todas as geografias. “Os aumentos de preços na maioria das regiões foram moderados devido a um menor nível de aumentos nos seguros financeiros e profissionais”, indica a Marsh.
Em termos geográficos, verifica-se que o Reino Unido (aumento do preço composto de 20%) e os EUA (12%) impulsionam a taxa global. No Pacífico, o aumento foi de apenas 10%, na Ásia de 3% e na Europa Continental de 6%.
Segundo António Morna, director de Placement da Marsh Portugal, «a guerra na Ucrânia, que é, acima de tudo, uma tragédia humanitária, acrescentou pressão ao que já é um mercado de seguros desafiante para os nossos clientes». O responsável explica, em comunicado, que «estamos também a começar a ver o impacto do aumento da inflação nos custos das perdas e no crescimento da exposição, o que por sua vez pode afectar os preços».
Ainda assim, António Morna ressalva que as bases do mercado permanecem fortes e a expectativa é de que as subidas dos preços continuem a sua tendência moderada.