Preços comerciais de seguro globais aumentam 13%

Os preços comerciais de seguro globais continuam moderados, dando seguimento a uma tendência que se vinha a verificar deste o primeiro trimestre de 2021. A conclusão é do Global Insurance Market Index divulgado hoje pela Marsh, segundo o qual se registou um aumento de 13% no quarto trimestre do último ano.

“Embora seja o 17.º trimestre consecutivo de aumento de taxas no mercado global de seguros, a taxa de crescimento continua a ser moderada em muitos ramos e em muitas geografias”, indica a Marsh em comunicado.

Por geografias, nota-se que os aumentos foram moderados de modo transversal. Ainda assim, houve mercados a impulsionar a taxa composta global: no Reino Unido, verificou-se um aumento do preço composto de 22% (contra 27% no 3T 2021); nos EUA, de 14% (igual ao trimestre anterior); e, na região do Pacífico, de 13% (contra 17% no 3T 2021).

A taxa de aumento na Ásia foi de 4% (contra 6% no 3T 2021), ao passo que na Europa Continental chegou aos 9% (desceu de 10%). A única excepção na tendência moderada foram mesmo a América Latina e as Caraíbas, onde as taxas aumentaram 4% (contra 2% no 3T de 2021).

«Estamos a viver num cenário de risco e de seguros desafiante e o foco vai-se manter no desenvolvimento de soluções em ramos como o de cyber, que irá manter-se difícil tanto para clientes como para seguradores. No geral, no entanto, acreditamos que se mantenha a moderação no crescimento de taxas em 2022, uma tendência que será importante para os nossos clientes», comenta António Morna, director de Placement da Marsh Portugal.

O mesmo estudo revela ainda que os prémios globais do seguro de danos materiais subiram em média 8%, abaixo do aumento de 9% no terceiro trimestre de 2021. Por seu turno, os prémios de responsabilidades aumentaram em média 5%, baixando dos 6% que se registaram nos dois últimos trimestres.

Quanto aos prémios nas linhas financeiras e profissionais, a Marsh indica que tiveram novamente a maior taxa de aumento nas principais categorias de linhas de seguros: 31%, em comparação com 32% no trimestre anterior.

Os preços dos seguros cibernéticos também continuam a aumentar, neste caso impulsionados pelo crescimento da frequência e severidade de sinistros de ransomware. Nos EUA, os preços destes seguros aumentaram 130%, comparando com 96% no terceiro trimestre. No Reino Unido, a subida foi de 92%, comparando com 73% no trimestre anterior.

Artigos relacionados