Preço do gel de banho aumentou mais de 34% desde o início da guerra na Ucrânia
O preço de um cabaz de produtos não alimentares subiu cerca de 17 euros desde o início da guerra na Ucrânia, o que representa um aumento de 10,65% para as famílias portuguesas, totalizando agora cerca de 180,24 euros. As conclusões são do KuantoKusta que efectuou cálculos à variação de preços entre 11 de Fevereiro e 11 de Maio.
Segundo o comparador de preços, a guerra na Ucrânia e a consequente inflação – que em Portugal atingiu os 7,2% em Abril, valor mais alto em 29 anos – provocaram um impacto pesado nas carteiras dos portugueses, desde a escalada dos preços da energia, ao aumento dos bens alimentares.
No cabaz de produtos analisados, aqueles que sofreram os maiores aumentos foram o gel de banho (+34,32%), a espuma de barbear (+30,14%), os analgésicos (+27,14%), as máscaras para o cabelo (+27%), as lâminas de depilação para mulher (+24,34%) e o desodorizante (+20,83%).
O KuantoKusta destaca ainda os produtos para bebés, que, no mesmo período, sofreram aumentos de preço médio consideráveis, nomeadamente, as malas de maternidade (+18,02%), as toalhitas e artigos para higiene (+13,66%) e os produtos de nutrição para bebés (+10,75%).
Também os equipamentos essenciais para as casas das famílias sofreram um aumento, como os electrodomésticos e tecnologia – exaustores (+11,54%), fornos (+11,43%), placas de indução (+8,59%), frigoríficos (+5,59%) e arcas (4,11%).
No que toca a tecnologia, routers e modems (+32,59%), smartphones (+10,13%), ratos para computadores (+7,17%) e discos externos, powerbanks e carregadores (+4%) registaram as maiores subidas desde o início do conflito.