Preço da energia leva a crescimento do mercado de Electrodomésticos Inteligentes e Sustentáveis
O primeiro semestre de 2023 ficou caracterizado pela volatilidade da procura no mercado global de Bens Tecnológicos de Consumo. “Os consumidores estão a avaliar cuidadosamente as compras tornando-as estratégicas. Os produtos que revelaram um aumento da procura em relação ao ano anterior oferecem atributos de eficiência energética e sustentabilidade, de maior conveniência e flexibilidade, ou produtos premium a preços mais acessíveis”, salienta a GfK Portugal em comunicado.
De acordo com as conclusões do mais recente estudo global GfK Consumer Life, os Electrodomésticos Inteligentes e Sustentáveis, que oferecem custos mais baixos ao consumidor e são mais eficientes do ponto de vista energético, tornam-se mais convenientes aos olhos de quem compra. Esta é uma realidade que se torna mais visível especialmente na Europa, onde o preço da energia mantém uma tendência ascendente. Segundo a GfK, a eficiência energética passar a ser um dos critérios mais importantes para os consumidores quando compram grandes electrodomésticos.
Exemplo disso são os frigoríficos combinados e aas máquinas de lavar loiça de livre instalação com rótulos A, B e C, que tiveram um aumento de 77% e de 37% em valor, respetivamente, no primeiro semestre de 2023. Também as fritadeiras de ar quente, que consomem menos energia e oferecem uma solução mais saudável, obtiveram um crescimento de mais 54%.
Importa ainda salientar os produtos que facilitam a vida dos consumidores, como os aspiradores robots, que mantêm uma tendência positiva, com uma procura de mais 23%. Outro factor que influencia o mercado global em 2023, especialmente no sector das Tecnologias de Informação, é o desejo de flexibilidade dos consumidores, com cada vez mais pessoas a terem a opção de trabalhar remotamente. Este factor reflecte-se no aumento da venda de teclados e ratos bluetooth em 15% e 10%, respectivamente.
Mercado premium
No mesmo estudo fica a nu que os modelos premium continuam a superar a média do mercado, especialmente no segmento da Electrónica de Consumo. As televisões premium continuam a ter um desempenho melhor do que a média do mercado. Modelos com mais de 75 polegadas cresceram 5% globalmente, enquanto a média do mercado de televisões caiu 15% na primeira metade do ano 2023 quando comparado com o período homólogo.
As colunas de som seguem a mesma tendência, com as receitas do mercado global a registarem uma descida de 10% em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto as unidades premium continuam a crescer.