«Precisamos do poder da criatividade»
O clima de pandemia tem afectado marcas e negócios, que agora têm o desafio de delinear estratégias que permitam encarar o futuro com maior prosperidade. Para Simon Cook, director do (adiado) Festival Cannes Lions, mais do que nunca, a solução terá de recair na criatividade, ainda que as empresas mostrem uma tendência em cortar o investimento.
Texto de Rafael Paiva Reis
O Festival Cannes Lions, o evento internacional dedicado à criatividade, foi cancelado devido à pandemia. O director, Simon Cook, refere que não só se perde a premiação dos melhores trabalhos, como uma troca de ideias que é fundamental para debater os desafios actuais de marcas e empresas. E, para lidar com os mesmos, a criatividade, mais do que nunca, é essencial.
Simon Cook afirma que o actual cenário que a comunidade do marketing criativo enfrenta não tem precedentes porque não se trata apenas de um recuo económico, mas de uma pandemia global. «É uma crise que tem um impacto social e humanitário que afecta mais do que qualquer recessão económica poderia alcançar. Portanto, os desafios têm sido vastos e complexos, com os tradicionais modelos de negócio a serem revistos e com alterações diárias nas rotinas», explica.
Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Setembro de 2020 da revista Marketeer.