“Power to the People”

Por Rodolfo Cardoso, CMO do Portal da Queixa by Consumers Trust

“Power to the People” é uma expressão cultural e um slogan político utilizado várias vezes em diferentes contextos.

Foi popularizada em 1960 nos EUA, pelos jovens americanos que a gritavam nas ruas em sinal de desconforto, face à opressão que sentiam por parte das gerações mais velhas. Mas também, mais tarde, em 1971, como nome de uma das músicas de John Lennon.

Uma frase marcante historicamente, quer seja pelo peso político, como cultural. Uma frase que lembra a todos o verdadeiro poder da comunidade. Em conjunto, podemos criar a mudança.

E enquanto consumidores entendemos que essa mudança acontece diariamente. Mais rápido do que imaginamos. E, hoje, mais do que nunca, conseguimos fazer a mudança acontecer.

Em resultado do conflito na Ucrânia, várias marcas optaram por colocar sanções à Rússia. E, em muitos casos, apenas aconteceu porque as marcas sentiram a pressão dos consumidores.

É provavelmente um exemplo um pouco extremo. Mas, na verdade, diariamente o consumidor tem ao seu alcance os meios que lhe permitem colocar em causa a reputação da marca. Os valores que esta procura criar e transmitir em todos os seus meios e esforços de comunicação.

Um simples erro, e a falta de cuidado da marca em resolver esse problema, e temos uma crise por resolver.

John Lennon na música pergunta “How do you treat you own woman back home” (Como trata a sua própria mulher em casa) e eu pergunto, numa adaptação à nossa realidade: “How do you treat your own customers?” (Como é que trata os seus próprios clientes?).

A realidade não é a mesma e, hoje, o poder está mesmo com o consumidor. Não podemos mais exigir-lhe o quer que seja, temos, antes, de nos adaptar às suas exigências e entender melhor as suas necessidades, as suas expectativas.

Ignorar esta realidade tem elevados custos e a reputação das nossas marcas é um deles.

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