Power Dot: a empresa de carregadores eléctricos que já conquistou a Uber

Desde o ano passado que os motoristas parceiros da Uber com veículos eléctricos têm à sua disposição locais de carregamento próprios, com comodidades como Wi-Fi ou café. Apelidados de Power Hubs, estes espaços resultam de uma parceria com a Power Dot, empresa portuguesa que se dedica à instalação, gestão e manutenção de carregadores electrícos.

José Sacadura, CEO da Power Dot, conta à Marketeer que a exibição de publicidade nos postos de carregamento não é uma prioridade, mas não fecha a porta à possibilidade. O foco, neste momento, está no crescimento da rede de parceiros e no aumento do número de parques com as suas soluções. Sempre com o planeta em mente.

Além de adiantar qual o plano de expansão do negócio, o responsável pela Power Dot revela ainda como surgiu a colaboração com a Uber e sublinha o potencial  do segmento de frotas.

1 – Instalação e manutenção são alguns dos serviços que disponibilizam gratuitamente. O leque inclui também gestão de publicidade?

Não. Para já, estamos 100% focados no nosso negócio principal que é a instalação, gestão e manutenção de carregadores eléctricos nos parques de estacionamento dos nossos parceiros.

2 – Mas poderá ser uma possibilidade?

Não é uma prioridade, mas quem sabe se não será uma oportunidade no futuro. Para já, a nossa preocupação principal passa por alargar a nossa rede de parceiros e instalar mais carregadores porque só assim iremos contribuir para a diminuição da dependência dos combustíveis fósseis em Portugal.

3 – Quais são as mais-valias para os parques? Porque é que devem fechar negócio convosco?

Ao se associarem à Power Dot os proprietários dos parques de estacionamentos estão a oferecer um serviço mais completo aos seus clientes e a contribuir para reduzir o seu impacto de CO2. Esta é uma mensagem muito forte que os nossos parceiros podem usar na sua própria comunicação, uma vez que a preocupação ambiental e as boas práticas de sustentabilidade são cada vez mais valorizadas pelos clientes.

O facto de um serviço, seja ele restauração, ginásio, comércio, entre outros, oferecer um parque com um carregador também pode ser motivo para que um cliente opte por um espaço em detrimento de outro, e essa é uma grande mais-valia para os nossos parceiros.

Além disso, os nossos parceiros não têm qualquer custo com a instalação, gestão ou manutenção dos carregadores, uma vez que a Power Dot assume todas essas responsabilidades e despesas. No final, os proprietários dos parques ainda recebem parte das receitas geradas pelos carregamentos. A Power Dot tem como missão criar soluções de carregamento para veículos eléctricos de forma a reduzir a dependência dos combustíveis fósseis na mobilidade e acreditamos que com a ajuda dos nossos parceiros temos capacidade para o fazer.

4 – Estão presentes em quantos parques e onde?

A Power Dot já está em 13 distritos diferentes, com maior foco em Lisboa e Porto, num total de 40 parques de estacionamento

5 – Quais são os planos de expansão? 

Pretendemos continuar a crescer e rapidamente estar presentes em todos os distritos de Portugal Continental e Ilhas e fechar o ano de 2020 com carregadores Power Dot em 100 parques de estacionamento distintos.

6 – Uma das marcas com as quais fecharam parceria foi a Uber. Como surgiu este projecto?

A Power Dot desenvolve soluções de carregamento tanto para particulares como para frotas e, nesse sentido, estamos sempre atentos às oportunidades do mercado. Os motoristas da Uber têm necessidades de carregamento muito específicas, uma vez que precisam de ter uma rede de carregamentos rápida e sempre disponível. Foi com o objectivo de criar uma solução à sua medida que trabalhámos em conjunto com a Uber para desenvolver esta solução.

Sabíamos que se queríamos oferecer um serviço completo e diferenciador que teríamos de criar um espaço pensado de raiz para receber os motoristas e mantê-los confortáveis durante o período do carregamento. Por isso, criámos um conceito específico para os nossos espaços. Foi assim que nasceram os Power Hubs. Espaços exclusivos para os motoristas Uber, que colocam à disposição dos mesmos um conjunto de serviços, desde alimentação a entretenimento, que lhes permite descontrair nestes períodos de paragem.

7 – Que serviços são disponibilizados?

Os Power Hubs oferecem uma zona de descanso, uma zona de lazer com TV e Wi-Fi, zona de snack e café e zona de limpeza com aspiradores.

8 – Quantos espaços personalizados destes existem e onde?

Neste momento existem cinco Power Hub: na Maia, Porto, Tires, Docas e Aeroporto.

9 – Está prevista a abertura de novos?

O crescimento da nossa rede acompanha o aumento do número de veículos eléctricos usados pelos motoristas Uber. Pelo que sempre que se justifique vamos abrir novos espaços Power Hub, de modo a dar resposta às novas necessidades dos nossos parceiros.

10 – Além da Uber, com que outras marcas já trabalharam ou vão trabalhar?

Neste momento só temos uma parceria destas com a Uber. No entanto, queremos trabalhar com mais frotas de modo a criar soluções de carregamento personalizadas e adaptadas às necessidades de cada uma.

11 – A personalização poderá ser o segredo para a expansão do negócio?

Um dos segredos. Pensamos no consumidor, na sua rotina e desenvolvemos parcerias com os principais pontos de paragem para oferecer soluções de carregamento integradas. Em cada espaço, sejam centros comerciais, hospitais, restaurantes, municípios, parques de estacionamento ou centros de escritório, procuramos oferecer um serviço completo e diferenciador.

Cada espaço é pensado ao pormenor, desde a decoração ao tipo de carregadores usados, de acordo com as necessidades dos carros eléctricos que vão usar esses mesmos espaços. No fundo, queremos ser um parceiro do dia-a-dia e quanto mais personalizáveis e adaptados forem os nossos postos, mais diferenciadores nos tornamos.

Texto de Filipa Almeida

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