Pousadas da Juventude em Portugal nunca tiveram tantas dormidas
O número de dormidas nas Pousadas da Juventude em Portugal, durante o ano de 2023, bate um novo recorde, ultrapassando as 620 mil dormidas em toda a rede. De acordo com a Movijovem, este número representa um aumento de 15,2% (81 817 dormidas) face a 2022, que já tinha sido o melhor ano de sempre.
Os portugueses (62%) continuam a ser os maiores utilizadores da rede de Pousadas de Juventude, seguidos dos espanhóis (8%), brasileiros (7%) e alemães (6%).
As Pousadas de Juventude têm procurado encontrar formas de alcançar diferentes segmentos de utilizadores, desde os habituais grupos escolares e desportivos, aos nómadas digitais, peregrinos, backpackers, famílias, estudantes que procuram as pousadas ao abrigo do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior e também refugiados e migrantes.
No âmbito de situação de emergência social e em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, atualmente Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), as Pousadas de Juventude acolheram centenas de jovens que se encontravam em condições sociais muito frágeis.
Para 2024, a expectativa da Movijovem é elevada, depositada na intervenção de diversas pousadas que careciam de melhorias na infraestrutura e também pelo lançamento do projecto ANDA Conhecer Portugal, que garante aos jovens que terminem o 12.º uma semana de férias com alojamento nas Pousadas de Juventude e viagens de comboio através da CP – Comboios de Portugal, de forma gratuita.