Poupar o ambiente e a carteira: Bolt Market lança encomendas mistério

Nos últimos anos, começaram a surgir em Portugal plataformas que permitem salvar comida do desperdício, ao levar para casa as refeições excedentes de restaurantes ou produtos de mercearia quase a passar do prazo de validade. Apps como a Too Good To Go e a Phenix nasceram já com este propósito, mas há também outros projectos a evoluir neste sentido. É o caso da Bolt Market, que tem agora uma nova iniciativa pensada precisamente no sentido de combater o desperdício alimentar.

Sob o mote “Salva comida, Poupa dinheiro” – ou “Save food, Save money” na versão original -, a Bolt Market desafia os utilizadores portugueses a salvar comida ao mesmo tempo que poupam dinheiro. Isto porque os cabazes que são colocados à venda através desta opção apresentam preços mais acessíveis: embora não seja possível antecipar o número de produtos por encomenda, certo é que, no seu total, estarão avaliados em 10 a 15 euros e que são colocados à venda por 4,99 euros.

Tal como acontece com a Too Good To Go e a Phenix, as encomendas são “misteriosas”, ou seja, os utilizadores não sabem ao certo o que vão receber. Têm uma ideia do tipo de produtos graças à descrição do estabelecimento, mas nunca sabem qual será o cabaz daquele dia.

«A nossa missão é juntar-nos a uma ‘luta’ que é de todos e é nesse sentido que entendemos a nossa iniciativa. Sabemos que existem outras soluções semelhantes, mas queremos complementá-las, pois só unindo esforços poderemos realmente fazer a diferença», afirma Manuel Castel-Branco, responsável da Bolt Market em Portugal.

Em entrevista à Marketeer, explica ainda que todas as lojas presentes na aplicação são abrangidas por este projecto, sendo que as encomendas mistério são limitadas ao stock existente. Sempre que a Bolt Market entrar numa nova área geográfica, o plano é levar também a opção “Salva comida, Poupa dinheiro”.

Manuel Castel-Branco revela que pretendem incorporar na oferta mais tipos de encomendas, que incluam refeições prontas e cozidas, frutas e legumes, entre outras opções de produtos. Actualmente, as encomendas são compostas por sugestões como saladas, lacticínios, pastelaria, carne, entre outros: «Todos os produtos que compõem estes sacos mistério têm em comum o facto de ter um ou dois dias de vida útil restante.»

Desde que foi lançada, há cerca de um mês, a iniciativa já permitiu distribuir centenas de sacos mistério e o stock esgota todos os dias. «Estamos muito felizes por este feedback inicial, que nos mostra que não estamos sozinhos nesta ‘luta’ contra o desperdício – que pode ser divertida e económica.»

Segundo o mesmo responsável, o desperdício alimentar tem sido um tema central para a Bolt Market desde o início, através de colaborações com instituições solidárias. Ainda assim, tinham a ambição e necessidade de encontrar uma solução para esta problemática dentro da própria plataforma, «pois ao trabalhar directamente com entrega de alimentos, o confronto com esta realidade é ainda mais evidente». Decidiram, por isso, estudar diferentes formas de contribuir para a resolução de um desafio com escala global.

Ao juntar o elemento “poupança de dinheiro” à equação, a Bolt Market consegue não só chamar as pessoas, como ajudá-las efectivamente, garante Manuel Castel-Branco. «Estes são tempos de incerteza, de inflação e previsão de dificuldades acrescidas, pelo que todas as soluções que permitirem aos portugueses economizar serão boas soluções. Acreditamos que a nossa proposta é uma solução win-win, onde o ambiente e a carteira saem a ganhar e, pela adesão que temos tido, podemos confirmar que será uma mais-valia para a rotina dos portugueses.»

Texto de Filipa Almeida

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