PostSecret leva segredos “sórdidos” para o iPhone
O projecto chama-se PostSecret e começou em 2004, quando Frank Warren distribuiu cerca de três mil postais a várias pessoas que se encontravam no metro de Londres. Com o pedido de que os devolvessem, de forma anónima, com um segredo. Qualquer um, desde a revelação de actos sexuais, a crimes, desejos, hábitos e sonhos. Não havia – e continua a não haver – restrições quanto ao conteúdo. Apenas dois requisitos: que seja verdadeiro e nunca tenha sido revelado. O artista criou depois um blogue, onde tornou públicas as confissões mais “picantes”. E, por esta altura, o PostSecret já reuniu milhares de postais oriundos de todo o mundo, tendo originado também várias exposições e livros. Os “postais” com os segredos podem agora ser enviados via iPhone, através da app PostSecret, disponível na App Store por 1,99 dólares (cerca de 1,40 euros).
Para além de alterar o formato do projecto – que viveu sempre do envio de postais físicos, personalizados – e de permitir uma maior mobilidade no acesso à comunidade PostSecret, a ferramenta poderá alterar o tipo de segredos revelados. Possível será também tirar fotografias com o iPhone e adicionar um texto com um máximo de 140 caracteres à imagem, procedendo depois ao seu upload para a comunidade móvel da iniciativa. Os conteúdos continuam, ainda assim, a ser anónimos.
Franck Warren recebe actualmente na sua caixa de correio física, por semana, entre mil e dois mil cartões postais com segredos, noticia o i. Quando o projecto completou três anos, o artista revelou as três maiores surpresas que dele resultaram: «Primeiro, os trabalhos de arte que os postais traziam. Segundo, os dez milhões de segredos que me chegaram. Por último, fiquei estarrecido com a fragilidade e heroísmo que vi de pessoas comuns, como eu e tu», avança o mesmo jornal.
Veja o vídeo da aplicação.