Poster arranca sábado com trabalhos de Quaresma e Christian Haas

A próxima edição do Poster Mostra vai contar com um total de 20 artistas convidados e alguns serão mais óbvios do que outros. Ao designer alemão Christian Haas juntam-se músicos portugueses como Samuel Úria, Márcia e Adolfo Luxuria Canibal ou, ainda, o jogador de futebol Ricardo Quaresma.

O evento arranca já no próximo sábado, dia 3 de Julho, e irá ocupar as ruas de Marvila, em Lisboa, até 3 de Setembro. Durante todo o Verão, será possível conhecer os trabalhos desenvolvidos por cada um dos convidados, mas também dos 10 vencedores da Open Call Mostra e dos três vencedores da Open Call Sandeman.

Fruto da nova parceria com a Sandeman, a sexta edição do Poster Mostra ficará marcada por uma rua exclusiva (Rua Amorim) dedicada à marca de vinho do Porto. Aqui, estarão posters que fazem parte da história da Sandeman, bem como os vencedores do desafio lançado ao público em geral.

Os restantes trabalhos vão estar espalhados por diferentes paredes e muros do bairro, desde a Rua do Açúcar à Rua Amorim, passando pelo Largo do Poço do Bispo.

Recorde-se que o Poster Mostra nasceu para celebrar a livre criação e aquele que é descrito pela organização – a cargo do Departamento – como “um dos mais poderosos meios de comunicação de sempre”. O poster já foi usados para vender todo o tipo de produtos e será o mais antigo formato de propaganda e criação artística em larga escala.

“O que o Poster Mostra propõe é que esta forma de comunicar com mais de 300 anos sirva para mostrar o talento de pessoas de várias áreas e que seja um ponto de encontro, numa zona industrial da cidade”, aponta a organização em comunicado, acrescentando que o evento também contribui para dinamizar o comércio local.

Levar o Poster Mostra para casa

Este ano, o Poster Mostra aposta também numa nova loja online que permite levar um pouco da iniciativa para casa: posters de artistas e convidados que passaram pelas seis edições estão disponíveis em formatos diversos e opções de molduras.

“Adquirir um poster é também uma forma de contribuir para a continuidade do projecto e apoiar os artistas, pois todos recebem royalties das vendas. Comprando está a ajudar o projecto, os artistas e a cultura de livre acesso”, esclarece ainda a organização.

Artigos relacionados