Portugueses viram 5h21 de televisão por dia em 2022. Mulheres e idosos são quem dedica mais tempo
Os portugueses passaram em média 5h21m por dia a ver televisão em 2022, um valor que representa uma descida de 17 minutos face à média registada no consumo televisivo em Portugal no ano anterior.
A conclusão é do estudo “Media & Advertising Global Report”, da Marktest, que anualmente sistematiza a informação mais relevante sobre a audiência e investimentos publicitários nos meios em Portugal. De acordo com os dados, as mulheres, os mais idosos e os residentes no Norte são os targets com maior apetência para o meio televisivo.
Em relação aos conteúdos televisivos mais emitidos, os programas de Divertimento foram os que mais tempo ocuparam na grelha da RTP1, SIC e TVI. A única excepção entre os canais free to air foi a RTP2, onde predominaram programas juvenis.
O “Media & Advertising Global Report” da Marktest avalia também indicadores sobre a cobertura noticiosa. Neste parâmetro conclui que os quatro canais generalistas emitiram durante o último ano 85 mil notícias, com uma duração total de 3164 horas.
Os registos históricos de audiência e de cobertura noticiosa revelam que este foi o segundo valor mais alto em horas de emissão de notícias nos últimos 15 anos. Só em 2020, no pico da pandemia de Covid 19, os canais generalistas dedicaram mais tempo à emissão de notícias.
Na análise ao tipo de noticiário emitido constata-se que, em média, 60% das notícias nos quatro canais generalistas foram de âmbito nacional. Esta proporção foi, no entanto, consideravelmente mais baixa na RTP2, com apenas 46% de noticiário de âmbito nacional.