Portugueses vão gastar menos 172 euros este Natal
Os gastos previstos dos portugueses para este Natal deverão reduzir 44% face ao ano passado, o que resulta num recuo de 172 euros no total do orçamento para esta época. Segundo o Observador Cetelem Natal 2020, os portugueses vão gastar 216 euros em presentes e decorações, por exemplo.
A maior fatia deverá ir mesmo para os presentes (55%), embora se verifique também aqui uma decida de 6% em relação a 2019. Para esta categoria de gastos, a mesma análise aponta para um orçamento médio de 119 euros.
Mercearia é a segunda maior despesa de Natal, mas também sofre uma quebra: passa de 41% do orçamento total para 36%. Neste caso, os portugueses deverão gastar uma média de 88 euros, entre bacalhau e rabanadas ou outros produtos alimentares.
As decorações aparecem apenas em terceiro lugar na lista de gastos de Natal, com somente 4% dos inquiridos a indicar a intenção de investir em elementos decorativos. O orçamento médio não vai além dos nove euros.
Os mais novos e os residentes no Centro gastam menos
O Observador Cetelem Natal 2020 revela ainda que os valores mais baixos dizem respeito à faixa etária dos 18 aos 24 anos. Por outro lado, os inquiridos entre os 35 e os 54 anos são os que tencionam gastar mais este Natal.
Por região, verifica-se que os residentes nas regiões Centro e Norte são quem menos pretende gastar, com orçamentos médios de 172 e 179 euros, respectivamente. O valor médio mais elevado encontra-se na região Sul: cerca de 306 euros.
Os inquiridos do Grande Porto pretendem gastar 248 euros e os da Grande Lisboa uma média de 188 euros, indica o mesmo estudo.