Portugueses vão gastar média de 150 euros na Black Friday e Cyber Monday
Aproxima-se uma das épocas de descontos mais relevantes do ano e as famílias organizam os seus orçamentos também nesse sentido. De acordo com um novo estudo do Observador Cetelem Natal 2021, os portugueses tencionam gastar, em média, 150 euros nas promoções da Black Friday e da Cyber Monday.
30% conta gastar entre 101 e 150 euros, 18% aponta para um orçamento entre 76 e 100 euros e 13% para entre 151 e 250 euros. Só 8% dos inquiridos prevê gastar mais de 251 euros.
Além disso, verifica-se que quatro em cada 10 portugueses têm intenção de aproveitar as promoções da Black Friday e Cyber Monday e que 32% fá-lo para antecipar as compras de Natal. Por outro lado, 11% admite aproveitar os descontos da época para fazer comprar para si ou para os outros, sem ligação à quadra festiva.
O mesmo estudo revela ainda que os jovens com idades compreendidas entre os 25 e 34 anos e os 18 e os 24 anos (58% e 50%, respectivamente) e que os habitantes na Grande Lisboa (57%) são os que mais tencionam aproveitar a Black Friday e a Cyber Monday.
No sentido inverso, 30% dos inquiridos, no geral, confessa não ter interesse em fazer compras nestas datas, comportamento que se nota mais junto dos portugueses dos 55 aos 64 anos (41%).
O que compram os portugueses na Black Friday?
Vestuário e acessórios (68%) é a categoria que lidera em termos de intenção de compra. Seguem-se os perfumes e a maquilhagem (48%), os brinquedos (31%), os relógios e joias (24%) e, por fim, os artigos tecnológicos (12%).
A maioria (67%) dos que vão fazer compras espera encontrar descontos entre 40% e 50% nos produtos e apenas 27% dos inquiridos considera comprar um produto se o desconto for inferior a 40%, de acordo com o Observador Cetelem Natal 2021.