Portugueses vão gastar mais neste Natal: orçamentos atingem média de 398 euros

Um estudo realizado pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) sobre os hábitos dos portugueses relativamente às compras de Natal revela que os portugueses prevêem gastar mais em compras este ano, num valor médio de 398 euros (mais 6,5% face ao ano anterior).

Com uma amostra de 475 indivíduos, a análise demonstra que 53% dos consumidores alterou os seus hábitos nos últimos tempos devido ao contexto pandémico e que 44,4% passou a comprar mais online. Já 29% continua a preferir comprar exclusivamente online.

«Após as alterações que a pandemia impôs ao comportamento do consumidor no Natal de 2020, quisemos perceber se os comportamentos se mantiveram em 2021 ou se verificamos um regresso à normalidade», explica, em comunicado, Mafalda Ferreira, docente do IPAM e coordenadora deste estudo. «Os resultados mostram-nos, realmente, um clima mais optimista face ao consumo, sendo o valor médio a gastar em compras de Natal este ano o segundo mais elevado desde o início deste estudo em 2009», acrescenta.

Os gastos neste Natal voltaram a subir, depois do período de pandemia, para 20% dos inquiridos, embora 70% vá gastar um valor idêntico ao de 2020. Os inquiridos que vão gastar um valor inferior (10%) referem que irão efectuar cortes nas compras para amigos e familiares.

Quanto aos produtos a comprar, as preferências variam consoante as faixas etárias: para crianças até aos 12 anos, as prendas preferidas serão brinquedos (47%), seguidos de roupa e sapatos (22%) e livros (6%). Para os adolescentes (entre os 12 e os 18 anos), as escolhas recaem na roupa/sapatos (29%), jogos electrónicos (17%) e acessórios (12%). Para os adultos, a opção mais escolhida para os presentes de Natal corresponde a roupa/sapatos (29%), seguidos de acessórios (23%) e livros (17%).

O estudo do IPAM verificou ainda que 59% dos inquiridos efectua as suas compras durante o mês de Dezembro e que quem compra antecipadamente fá-lo para evitar a concentração de pessoas e garantir a entrega atempada dos produtos comprados online.

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