Portugueses vão aproveitar a Black Friday, mas vão gastar menos
Novembro chegou e trouxe consigo a contagem decrescente para a Black Friday. Como forma de compreender o comportamento dos consumidores, a Leroy Merlin juntou-se novamente à Netsonda e lançou um estudo sobre a sexta-feira mais famosa do ano.
Quase 100% dos portugueses reconhece a mais-valia dos descontos directos da Black Friday e 73%, inclusive, já aproveitou para realizar compras nesta época, mas este ano a previsão altera-se ligeiramente.
Apesar de 86% dos consumidores estar a planear fazer compras nesta Black Friday, 65% pretende fazer menos e 56% quer gastar menos. Estes números espelham uma maior contenção nos gastos do que em 2022, com cada vez mais pessoas a fazer contas à Black Friday.
Os dados demonstram ainda que, apesar de 2022 ter sido marcado pela preferência pelo canal online, este ano a maioria dos consumidores conta recorrer tanto ao online como às lojas físicas. Já as categorias de produtos mais procuradas na Black Friday mantêm-se inalteradas desde o ano passado, com a Tecnologia e a Moda a ocupar o topo das preferências.
Ainda assim, com uma taxa de crescimento de 12% face a 2022, a categoria de decoração para a casa, bricolage e produtos de Jardim apresenta a maior previsão de crescimento em termos de intenção de compra.