Portugueses são pouco fiéis aos supermercados
No que aos supermercados diz respeito, os portugueses não são fãs de monogamia: 64% dos lares fazem compras em mais de quatro insígnias. A conclusão é revelada pela Nielsen no mais recente estudo “Panorama do Retalho Português”, segundo o qual a tendência de visitar diferentes superfícies comerciais se tem vindo a verificar, pelo menos, desde 2017.
No ano passado, somente 11% dos portugueses optou apenas por duas insígnias para encher o carrinho de compras, sendo ainda mais baixa a percentagem referente a consumidores que recorrem exclusivamente a uma marca. A Nielsen indica ainda que 22% aposta num mix de três insígnias, 35% em quatro e 29% chega mesmo às cinco.
A empresa de estudos de mercado considera que dados como estes comprovam a “alta competitividade do retalho nacional”. Por outro lado, sublinha que “a competitividade do mercado gera deslealdade”.
A Nielsen considera que as estratégias push (oferta com base nas necessidades da marca) não são as mais eficazes para resolver o problema da lealdade. O segredo passa por conhecer bem o consumidor e implementar uma oferta que responda às suas necessidades e desejos.
Segundo a Nielsen, 89% dos consumidores nacionais experimenta novas marcas e produtos, mostrando-se mais abertos à experimentação e inovação do que no passado. Os portugueses também estão mais dispostos a pagar mais por produtos de maior qualidade (68%), com mais de metade interessados em experimentar produtos de marcas locais ou socialmente responsáveis. Além disso, cerca de dois terços compram produtos de alimentação saudável, segundo o relatório “Shopper Trends” da Nielsen.
“O shopper de hoje é, assim, várias coisas ao mesmo tempo: é mais experimentador, mais local, mais social, mais responsável e mais inteligente nas suas escolhas. Quer tudo e exige tudo em diferentes momentos. É um omnishopper”, conclui a Nielsen.