Portugueses são os que mais valorizam “marcas brancas”

153066174_2Portugal é o país com maior número de consumidores (96%) a optar por produtos de “marca branca”, com o objectivo de diminuir as despesas relativas às compras. O dado surge no Barómetro Europeu do Observador Cetelem que faz uma análise às novas tendências de consumo nascidas numa Europa em crise, e que definem o “consumidor em modo alternativo”.

Segundo o estudo, o mercado das “marcas brancas” e/ou de distribuidores (MMD) é um mercado de suporte, pelo que não vai enfraquecer nos próximos anos. As MMD continuam também a reno­var-se constantemente. Em 2010, uma inovação em cada cinco, no domínio alimentar, foi de uma marca de distribuidores. Por outro lado, as MMD adaptam-se às tendências e de­sejos do consumidor, ouvindo mais os problemas do de­senvolvimento durável e da agricultura biológica

Também o hard discount é já uma prática enraizada na Eu­ropa, nomeadamente em Portugal, onde mais de 90% dos indivíduos a interioriza­ram, independentemente da sua categoria social. 87% dos inquiridos no nosso país afirmam ainda que procuram sistematicamente o preço mais baixo (média países europeus analisados: 82%).

“Os portugueses valorizam cada vez mais o factor “preço” na hora de comprar. A procura do preço baixo já faz parte do seu quotidiano e é muitas das vezes efectuada em detrimento da qualidade. Metade dos portugueses (50%) prefere não privilegiar a qualidade e comprar em maior quantidade (valor acima da média europeia de 39%). A contrastar com os portugueses estão os romenos que preferem privilegiar a qualidade, mesmo que tenham de comprar menos (81%)”, revela o documento.

De acordo com Diogo Lopes Pereira, director de marketing do Cetelem, «a crise económica é um factor de aceleração das alterações de comportamento: consumir menos, consumir melhor, e assim consumir de outro modo».

Para o estudo foram inquiridas mais de 6.500 pessoas (pelo menos 500 indivíduos por país, com idade superior a 18 anos) através da Internet, em 12 países europeus.

Artigos relacionados