Portugueses reforçam confiança nas seguradoras
O ano de 2020 foi de desafios para todos os sectores mas, apesar das dificuldades, os Seguros lideram o ranking de satisfação dos clientes no segmento financeiro, segundo os resultados do estudo European Customer Satisfaction Index (ECSI – Portugal 2020).
No ranking nacional, o sector segurador ocupa a segunda posição, com um índice médio de satisfação de 7,68 pontos, apenas suplantado pelos Combustíveis.
Os dados revelam que o sector dos seguros registou as maiores valorizações nos índices de “Qualidade apercebida” (8,14 pontos) e de “Imagem” (8,07 pontos), ambos com valores superiores ao registado no período homólogo.
No campo da “Qualidade apercebida”, somam-se avaliações positivas atribuídas ao “Atendimento e capacidade de aconselhamento”, à “Qualidade das agências sucursais/balcões e à qualidade do atendimento telefónico”. Estes indicadores registaram uma pontuação média de 8,3 pontos.
Em relação à “Imagem” do sector, os clientes consideram que “É estável e está perfeitamente implantada no mercado” (8,7), “É uma seguradora de confiança no que diz e no que faz” (8,2) e que “Contribui positivamente para a sociedade” (8,0).
O estudo foi elaborado pelo Instituto Português da Qualidade, a Associação Portuguesa para a Qualidade e o Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa.