Portugueses reduzem orçamentos de Natal e planeiam “apertar mais o cinto” em 2012

natal2Os portugueses vão reduzir os seus orçamentos destinados aos presentes de Natal em cerca de 23%, fazem notar dados de um estudo realizado pela Millward Brown Portugal em parceria com a Hill + Knowlton Portugal. De acordo com um levantamento feito nos passados dias 3 e 4 de Dezembro, são sobretudo as mulheres que demonstram a necessidade de redução de custos (-28%). Esta tendência é mais acentuada na faixa etária dos 35 aos 44 anos, com -35%, e nas classes mais altas, com -40%. A redução ronda os 40% nos lares com crianças, onde as necessidades de restrições foram mais notadas. No que toca a locais de compra, o comércio tradicional será o mais afectado, com reduções na ordem dos 60%. 84% dos entrevistados afirma ter planos de redução para 2012. No topo destes planos surgem áreas como móveis e decoração, equipamentos electrónicos, jantares fora, jornais e revistas. A este nível, os resultados são transversais, do ponto de vista de sexo e idade, variando entre os 80% e os 90%, sendo as classes sociais mais baixas as que mostram intenção de fazer maiores reduções. 65% dos inquiridos no estudo não tem planos de reforçar ou abrir contas de poupança, nem de recorrer ao crédito de consumo.

O estudo foi realizado através de entrevistas pessoais a 100 indivíduos, com idades entre os 25 e os 55 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais, residentes em Lisboa e responsáveis pelas compras para o lar, pelo menos, metade das vezes.

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