Portugueses reciclaram mais 6% no início do ano. Separação do vidro aumentou 9%
No primeiro trimestre de 2022, foram encaminhadas para reciclagem mais de 105 mil toneladas de embalagens, o que significa que os portugueses reciclaram mais 6% do que no período homólogo de 2021. Entre os materiais que mais contribuíram para este resultado, destaca-se o vidro, com uma subida de 9%.
Há ainda a registar o aumento do volume de embalagens de plástico colocadas no ecoponto, mais de 19 mil toneladas, o que reflecte igualmente um crescimento de 6%. Também o papel-cartão sobe, com mais de 33 mil toneladas encaminhadas para reciclagem, representando um aumento de 3%.
Ainda assim, e apesar destes resultados positivos, para que o País possa cumprir a meta de 65% de reciclagem de todas as embalagens colocadas no mercado até 2025, a Sociedade Ponto Verde (SPV) reforça a necessidade de se adoptarem medidas de melhoria do sistema de gestão de resíduos urbanos, como a revisão do seu financiamento.
«Os resultados no arranque do ano são animadores e reflectem o empenho da Sociedade Ponto Verde em contribuir para o cumprimento das metas nacionais da reciclagem. Este tem sido um desígnio assumido pela SPV e para o qual temos vindo a trabalhar com todos os agentes do sector. No entanto, para que possamos assistir a uma evolução sustentada na gestão de resíduos nacional, privilegiando eficiência e justiça, é necessária uma revisão aos modelos actuais de financiamento e regulação», salienta, em comunicado, Ana Trigo Morais, CEO da SPV.