Portugueses querem fruta e carne nacional
Os produtos nacionais são, na maioria das vezes, a primeira escolha dos portugueses no momento de escolher que produtos colocar no carrinho das compras. Um estudo desenvolvido pela Nielsen revela que 74% dos portugueses tendem a optar por frutas e vegetais nacionais e que 72% faz o mesmo exercício no que diz respeito à carne. Segue-se o leite com 63% dos inquiridos a optar por marcas produzidas em Portugal.
Quanto ao porquê, 70% diz adoptar este comportamento enquanto consumidor tendo em vista o impulsionar do comércio local e, como consequência, da economia nacional. A média europeia relativamente a esta resposta é de apenas 60%, segundo o mesmo estudo.
Contudo, 56% dos portugueses opta pela opção mais barata, seja ela nacional ou não, ainda que cerca de 41% considere que as marcas globais são mais caras. Entre packaging e origem do produto, 24% dos inquiridos dá mais importância à origem. Já quando o tópico são promoções e ofertas, estas têm a mesma importância que a origem no processo de decisão para 43% e 54% dos portugueses, respectivamente.
No universo das compras online, os telemóveis correspondem à categoria mais procurada a nível de marcas globais (58%), seguidos pelos computadores (55%) e vestuário/sapatos (40%). No que se refere a produtos nacionais, as categorias mais procuradas são alimentação e bebidas (36%) e vestuário/sapatos (34%), revela a Nielsen.