Portugueses procuram online e compram na loja

A Internet é o meio mais utilizado pelos portugueses para procurar informações e ideias para presentes de Natal, obter conselhos e comparar preços. Porém, esclarece a Deloitte, os portugueses mantêm-se fiéis às lojas físicas quando chega o momento da compra, deixando o online para segundo plano. O comércio mobile, por seu lado, ainda não é sequer uma opção para a generalidade dos consumidores nacionais.

As lojas físicas são utilizadas por 75% dos inquiridos pela consultora, ao passo que o online é referido por apenas 29%. Quando um produto não está disponível na loja física, os consumidores procuram primeiro noutras lojas da mesma cadeia e, depois, noutras marcas. Por outro lado, quando não está disponível na loja online, os consumidores portugueses tendem a procurar em lojas físicas. Apenas 22% procura noutro site.

«Para já, a segurança e a rapidez na aquisição de produtos levam a que as lojas físicas continuem a reunir as preferências dos consumidores na altura de comprar», resume Pedro Miguel Silva, associate partner de consultoria da Deloitte. Em comunicado, o responsável revela também que, ainda assim, o online tem crescido ao longo dos últimos anos, integrando os hábitos de consumo dos portugueses: «Acreditamos que a tendência se manterá nos próximos anos, resultado da maior convergência ente lojas físicas e online, mas também da ascensão dos mercados de consumo das gerações de nativos digitais.»

Quanto aos canais de pesquisa e compra mais utilizados no mundo digital, o estudo da Deloitte revela que as lojas online dos retalhistas tradicionais com lojas físicas estão no topo das preferências. Os fóruns e blogs são os canais menos utilizados pelos portugueses.

Artigos relacionados