Portugueses procuram honestidade nas figuras públicas. CR7 e Goucha destacam-se
O estudo da Marktest “Figuras Públicas e Digital Influencers” questionou 1201 portugueses sobre os atributos ou características pessoais que uma figura pública deve possuir para participar em campanhas publicitárias ou de sensibilização social. Honestidade, credibilidade, simpatia, competência e talento foram as cinco características mais mencionadas.
Nas associações de figuras públicas a estes atributos, foram seis as personalidades que se destacaram ao surgirem no topo do ranking de cada um. Cristiano Ronaldo e Manuel Luís Goucha destacam-se no início da tabela, liderando, cada um, em quatro dos 13 atributos analisados.
O jogador de futebol foi o mais indicado em competência, prestígio, reputação e talento, com melhor resultado na associação ao atributo prestígio – o seu nome foi indicado por 24,6% dos indivíduos. O apresentador de televisão, por seu turno, liderou em honestidade, credibilidade, sobriedade e maturidade, com um máximo de 13,1% de associações a maturidade.
Já Sara Sampaio destacou-se em beleza, obtendo 25,3% de referências, assim como em juventude. Ricardo Araújo Pereira foi mais associado a sentido de humor, com 18,3% de referências. Cristina Ferreira foi associada a persuasão, com 14,5% de menções, enquanto Diana Chave foi a mais associada a simpatia (8,9%).
Sara Sampaio e Cristiano Ronaldo saem deste estudo como os nomes mais consensuais no conjunto dos atributos analisados, ao recolherem, respectivamente, 25,3% de referências no atributo beleza e 24,6% no atributo prestígio. Contrariamente, indica a Marktest, as associações a honestidade, sobriedade ou simpatia registaram menor concordância entre os inquiridos.