Portugueses preferem chamar um táxi ou TVDE para viagens de trabalho
Já o faziam antes da pandemia e agora mantêm o hábito: os portugueses recorrem às plataformas de táxis e TVDE para se deslocarem em 73% das suas viagens de trabalho (contra 75%, antes da COVID-19). A conclusão é de um estudo da empresa de mobilidade Free Now.
De acordo com o inquérito “Transporte terrestre na Europa”, Portugal é o 4º país (dos sete analisados) que usa com maior frequência as plataformas de táxis e TVDE nas viagens profissionais após a pandemia, apenas atrás da Espanha (87%), Polónia (78%) e Itália (74%).
O estudo conclui ainda que os viajantes de negócios europeus utilizam as apps de serviço de transporte de passageiros com frequência idêntica tanto para viagens em trabalho como a título pessoal – apenas na Polónia e Alemanha estes serviços são usados mais vezes nas viagens particulares do que nas deslocações de trabalho. «Estes resultados demonstram que o serviço de transporte de passageiros através de uma plataforma online está enraizado como opção de transporte entre os viajantes de negócios na Europa, o que se veio acentuar, nalguns casos, com a chegada da pandemia, devido essencialmente a três factores: segurança, conforto e facilidade de reserva», conclui a Free Now.
O estudo, cuja recolha de dados ocorreu entre 3 e 20 de Setembro, foi realizado a nível europeu (Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Polónia) e visa analisar a situação actual da mobilidade urbana e as suas implicações nas viagens de negócios após o aparecimento da COVID-19.