Portugueses preferem centros comerciais para compras de Natal
Os centros comerciais ainda são o canal preferido dos consumidores portugueses para fazerem as suas compras de Natal. Apesar de os meios online terem cada vez mais relevância, com o e-commerce a representar 15% das compras natalícias, os pontos de venda físicos ainda são a primeira opção.
Os dados do Estudo de Natal 2015 da Deloitte revelam ainda que mais de 10% dos portugueses e dos europeus utiliza a possibilidade de encomendar online na própria loja “o que reforça a necessidade da adopção de verdadeiras estratégias omnicanal por parte dos retalhistas”. O online, especialmente as redes sociais, é ainda o método mais utilizado para ter ideias para presentes e para comparar preços antes de rumar às lojas, daí também a importância de uma estratégia omnicanal.
Este cenário, contudo, pode mudar num futuro próximo. Segundo a Deloitte, em Portugal, destaca-se “a expectativa futura da utilização dos smartphones no processo de compra”. 35% dos portugueses afirma já ter utilizado um smartphone num processo de compra e 61% diz que irá fazê-lo no futuro.