Portugueses passam 96 minutos por dia nas redes sociais
Enviar mensagens (82,8%), ler notícias (67%) e comentar publicações de amigos (66,5%) são as actividades mais comuns entre os portugueses que usam redes sociais. São também a justificação para pelo menos parte do tempo gasto em plataformas como Facebook, Instagram ou TikTok: os portugueses passam, em média, 96 minutos por dias nas redes sociais.
A conclusão é do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2020” da Marktest, segundo o qual se verifica um aumento de três minutos em relação à média diária registada no ano passado.
O número é ainda mais elevado se considerarmos as gerações mais novas, já que quase 40% dos jovens entre os 15 e os 24 anos passa mais de duas horas nas redes sociais diariamente. O estudo indica mesmo que o tempo médio despendido pelos jovens nas redes sociais (135 minutos) aproxima-se do dobro do registado pelos utilizadores com mais de 45 anos (75 minutos).
Segundo a Marktest, os utilizadores da classe média também se destacam, passando quase mais uma hora nas redes sociais do que os indivíduos das classes mais baixas.
Quando abrimos as redes sociais? E como?
97,7% dos inquiridos diz que visita as redes sociais pelo menos uma vez por dia, sendo que 87.3% admite mesmo fazê-lo várias vezes a cada 24 horas. Os fins-de-semana parecem ser o período em que os portugueses mais tempo passam nestas plataformas, com 74,1% a apontar para os sábados e domingos como os dias em que mais acedem às suas contas.
A Marktest revela ainda que 63,2% publica pelo menos uma vez por dia nas redes sociais. Em média, os utilizadores portugueses partilham dois posts ou tweets por dia.
Para fazê-lo, elegem o smartphone: 92% dos inquiridos acede às redes sociais através do seu telemóvel, à frente do computador portátil (37,1%), computador de secretária (23,3%), TV (21,9%) ou tablet (14,3%).