Portugueses passam 7h30 por dia na internet. Mais de 2 horas são dedicadas às redes sociais

Cerca de 72,6% da população portugueses utiliza amplamente as redes sociais, principalmente para comunicar com amigos e familiares (49,5%), ocupar o tempo livre (38,5%) e manter-se informado através da leitura de notícias (34,2%), revelam dados disponibilizados pela DataReportal à Selectra.

O tempo diário que a população portuguesa dedica às redes sociais equivale precisamente à média mundial, totalizando 2 horas e 23 minutos por dia. Este dado revela a presença significativa e o envolvimento dos cidadãos portugueses nestas plataformas, reflectindo os padrões globais de utilização.

No que toca à internet, 86,4% da população portuguesa utiliza a Internet, permanecendo conectados durante 7 horas e 30 minutos diariamente. As principais razões para esta conexão a nível mundial incluem a procura de informação (60,9%), a comunicação com amigos e familiares (56,6%) e o consumo de vídeos, séries ou filmes (52,3%)

Adicionalmente, a utilização da Internet para fins educativos e de estudo também é relevante, ocupando o 10.º lugar na lista de motivos mais comuns, com 38,8% da população mundial a recorrer a esta ferramenta para esse propósito.

E quanto ao meio tradicional da televisão, os habitantes em Portugal assistem apenas a 2 horas e 53 minutos por dia, abaixo da média mundial de 3 horas e 6 minutos. Segundo a DataReportal, a visualização de conteúdos televisivos no mundo diminuiu 14 minutos por dia desde o terceiro trimestre de 2019, regressando aos níveis de 2017. Além disso, este estudo indica que a leitura de notícias impressas, jogar consola e ouvir rádio diminuíram em 22,2%, 16,7% e 15,5%, respectivamente, face ao ano anterior.

Artigos relacionados