Portugueses não estão dispostos a pagar mais por serviços de comunicações sem fidelização

Um estudo realizado pela Marktest a pedido da APRITEL (que representa o sector das comunicações electrónicas em Portugal) mostra que os consumidores não estão disponíveis a pagar mais para ter serviços sem fidelização. Quer isto dizer que ter de assinar um contrato de 24 meses, por exemplo, não constitui um obstáculo.

Somente 24% dos inquiridos diz estar disposto a pagar um valor extra (preço de instalação/activação e/ou acréscimo à mensalidade) para eliminar o período de fidelização associado ao pacote de serviços contratado. São ainda menos (17%) os que se mostram disponíveis para pagar mais tendo em vista a redução do período de fidelização.

Por outro lado, o mesmo estudo indica que dois em cada três portugueses estão disponíveis para renovar/prolongar o período de fidelização se lhe forem oferecidas melhores condições de serviço e/ou descontos.

Além disso, 80% considera que o pacote de comunicações que actualmente tem corresponde ao que procuravam. Ainda sobre os contratos actuais, a esmagadora maioria está informada sobre o respectivo contrato de fidelização e sabe onde recolher essa informação. Só 3,6% não conhece o seu período de fidelização – ainda assim, destes, dois em cada três sabem onde procurar essa informação, apontando ao serviço de apoio ao cliente (50%) ou à área de cliente (25%).

«Os consumidores não encaram as fidelizações como um entrave à mudança, nem estas constituem um factor de desconforto nem um desvirtuar da concorrência no mercado. Fica patente que as pessoas sabem qual é o seu período de fidelização e procuram, acima de tudo, ter a melhor solução para as suas necessidades de comunicações electrónicas, com o pacote de serviços a ser a solução com maior valor acrescentado», comenta Pedro Mota Soares, secretário-geral da APRITEL. Apenas 8% dos inquiridos identifica a fidelização como a principal razão para não ter mudado ainda de prestador.

24 meses são a norma

94%% dos inquiridos tem um contrato de comunicações electrónicas com um período de fidelização associado, sendo que cerca de 85% detém um contrato de 24 meses.

O mesmo estudo revela que 58% do mercado já mudou de prestador de serviços pelo menos uma vez (33% nos últimos cinco anos), com o preço a apresentar-se como o principal factor. Atractividade global dos pacotes apresentados também é outro dos motivos mais mencionados.

Esta atractividade está, em grande parte dos casos, associada à agregação de serviços num só pacote, visto como vantajosa pelos portugueses: 67% dos inquiridos vê benefícios na agregação dos serviços.

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