Portugueses marcam férias detox para reduzir o stress e melhorar o humor
A eDreams, agência de viagens online da Europa, solicitou à OnePoll um novo estudo para conhecer as preferências dos viajantes no que diz respeito a férias “detox”, incluindo as suas motivações para viajar desta forma, os possíveis benefícios que mais lhes interessariam e os destinos mais propícios.
As conclusões demonstram que a maior parte dos inquiridos portugueses (45%) manifestou especial interesse em libertar-se dos factores de stress relacionados com o trabalho, incluindo colegas, chefes e a própria empresa, reforçando assim a necessidade de desligar e fazer uma pausa da vida profissional durante as férias.
Além disso, 32% também demonstrou interesse em desligar-se dos dispositivos digitais, como telemóveis, computadores e plataformas de redes sociais, o que indica uma sensibilização crescente para a necessidade de reduzir o tempo de ecrã e recuperar o bem-estar pessoal. Destaca-se ainda que as faixas etárias que mais indicaram a necessidade de um “detox” digital foram as mais jovens – dos 25 aos 34 anos (40%) e dos 18 aos 24 anos (39%).
Outras motivações apontadas para fazer férias deste género foram um “detox” alimentar (24%), por exemplo de fast food, açúcares ou outros elementos que não fazem bem ao corpo; ou um “detox” de pessoas (22%), seja a família, os amigos ou o/a parceiro/a – porque, afinal de contas, também faz bem estarmos sozinhos de vez em quando.
No que toca aos portugueses, grande parte dos viajantes (42%) refere a redução dos níveis de stress e a melhoria do seu humor e energia como a principal motivação para embarcar em férias de desintoxicação.
Por outro lado, recuperar e recarregar energias (28%) também parece ser um benefício percepcionado de umas férias deste género. Em ambos os casos, os portugueses parecem reconhecer a importância de fazer uma pausa nas suas rotinas diárias para recuperarem o seu bem-estar e vitalidade.
No que toca ao destino adequado para as férias “detox”, os portugueses não hesitaram: relaxar e encontrar tranquilidade em destinos de praia é a preferência da maioria (50%). Ainda assim, 25% também revela interesse em destinos de natureza.