Portugueses limitam gastos com alimentação e aproveitam mais promoções
Com 66% dos portugueses afirmar que a despesa alimentar aumentou, houve uma mudança nos hábitos e no comportamento de consumo dos cidadãos.
De acordo com as conclusões do Barómetro Europeu realizado pelo Cetelem, marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance, 30% teve de limitar ou mesmo renunciar às despesas com produtos alimentares devido à falta de meios financeiros, 44% abdicou de certos produtos, como carne ou peixe, e de comprar menos produtos “amigos do ambiente” (46%), como produtos biológicos. Já 29% revela mesmo ter passado a comer menos.
Neste contexto, os portugueses indicam também estar mais atentos ao orçamento alimentar (84%) e a evitar o desperdício alimentar (90%). Já no momento de fazer as compras, 91% dos inquiridos afirma que está a aproveitar cada vez mais as promoções e ofertas especiais e a optar por comprar produtos de marcas mais baratas (83%).
Os resultados do estudo são transversais a todos os países que fizeram parte da pesquisa. Mais de metade dos europeus (55%) deixou de comprar carne ou peixe para controlar as despesas na compra de alimentos. Além disso, 42% dos agregados familiares europeus viu-se forçados a comer menos. Também 81% dos inquiridos europeus assegura que, no sentido de poupar este ano, está a aproveitar mais as promoções e os preços baixos.