Portugueses jantam “ligados”

98% dos portugueses janta, pelo menos, cinco vezes por semana com a televisão ligada ou a utilizar o telemóvel, de acordo com um inquérito promovido pela Iglo.

Os dados, respeitantes a um universo de cerca de 4.500 inquiridos, revelam que, à hora de jantar, os portugueses sentem necessidade de estar atentos ao telemóvel e televisor. De acordo com a Associação Portuguesa de Dietistas (APD), esta situação pode conduzir a comportamentos alimentares menos correctos.

«Ao ritmo a que se vive, a hora de jantar torna-se no momento privilegiado para as famílias se reunirem e conversarem. Ao ocupar espaço com o telemóvel ou a televisão, há uma probabilidade acrescida de estarmos a tornar a refeição numa ingestão indiscriminada de alimentos e a perder o prazer do convívio, que é um dos conceitos em que assenta a Dieta Mediterrânica», vinca Zélia Santos, presidente da APD e membro do Conselho Executivo do Movimento 2020, uma iniciativa da APD, criada com o objectivo de promover e implementar boas práticas no que respeita à saúde alimentar e hábitos de vida saudável. A mesma responsável acrescenta que «o momento da refeição deve ir muito além da sua função nutricional, dada a conotação social e cultural que a alimentação tem nas nossas vidas. Cozinhar e conviver à mesa, na companhia de familiares e amigos, fomenta o bem-estar e cria condições para uma alimentação correcta e consciente. Por exemplo, a mesa é o cenário ideal para passar às crianças a importância de fazer uma alimentação equilibrada e criar apetência pelas escolhas mais saudáveis».

Para a Iglo, o inquérito teve como objectivo conhecer melhor os hábitos alimentares e comportamentos à mesa dos portugueses. «Acreditamos que uma boa refeição não é apenas nutrição, é toda uma experiência que começa quando se coloca um prato na mesa. O sabor e qualidade dos produtos Iglo são o melhor pretexto para um momento único, por isso queremos fomentar uma vivência qualitativa da mesa, seja em família, com amigos ou mesmo quando estamos sozinhos», explica João Vale, director de Marketing da Iglo.

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