Portugueses estão receptivos a novos produtos

Quatro em cada dez portugueses incluíram um novo produto no carrinho de compras, na última ida ao supermercado. O relatório “Inovação Global” da Nielsen revela que os números portugueses não fogem à realidade europeia com aproximadamente 44% dos consumidores da Europa a experimentarem produtos que nunca antes compraram.

O preço é o principal factor que leva à estreia de produtos nos carrinhos das compras com 31% dos consumidores portugueses a seleccionar a opção “é mais acessível”. De acordo com o relatório, os portugueses valorizam ainda o facto de preencher uma necessidade específica e a marca do produto em causa. No último caso, 23% dos consumidores afirmou que a vinculação emocional com a marca é importante na altura de comprar uma novidade.

Ainda assim, apesar de estes serem os factores que influenciam a compra de novos produtos, nem sempre é possível encontrar artigos que preencham os critérios. Mais de metade dos inquiridos indicou sentir falta de produtos a preços acessíveis, o que demonstra algum desfasamento entre a oferta do mercado e os desejos dos consumidores. Produtos que promovam um estilo de vida saudável também são difíceis de encontrar, de acordo com 44% dos que participaram no inquérito.

Quanto aos meios utilizados para obter informação sobre os produtos, o relatório “Inovação Global” demonstra que os principais canais para ficar a conhecer as novidades do mercado são a família e amigos e a Internet. A televisão está a ser deixada para trás progressivamente com as próprias lojas e supermercados a ganharem terreno na difusão de informação.

Os portugueses revelaram ainda estarem receptivos a inovações mas impõem algumas condições com 68% dos inquiridos a preferir novidades das marcas que já compram habitualmente, reforçando mais uma vez o valor do vínculo emocional com a marca.

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