Portugueses estão a consumir mais sites nacionais: informação lidera
Além da televisão, também a internet se apresenta como um dos meios preferidos dos portugueses para ter acesso a conteúdos durante o período de quarentena. De acordo com dados do serviço NetAudience da Marktest, verifica-se um aumento generalizado do consumo de sites nacionais.
Numa análise de consumo semanal de pageviews, destaca-se um crescimento geral acentuado nas duas últimas semanas, em comparação com o período anterior (desde o início do ano), adianta a Marktest. Informação é o tipo de conteúdo que mais se destaca, tendo registada uma subida sinigficativa desde 17 de Fevereiro. Entre 9 e 22 de Março, o salto foi de 78%
Os sites relacionados com Televisão também apresentam alguns picos, nomeadamente na semana de 9 a 15 de Março (mais 21%), ao passo que os sites que tratam temas como Social e Vida apresentam uma trajectória descendente desde 24 de Fevereiro (-23% na última semana). Desporto e Automóvel também estão em quebra (-31%) .
Sites de serviços, por seu turno, apresentam uma subida de 23%. Os sites de rádios (que não inclui as estações RDP) registaram uma descida mais acentuada na semana de 24 de Fevereiro a 1 de Março, mas voltaram a subir na seguinte e têm conseguido manter a média pré-quarentena.
No conjunto total das entidades cobertas por esta análise, explica a Marktest, e comparativamente à média das semanas desde o início de 2020, regista-se um crescimento de 21% na primeira semana e de 18% na semana passada. A análise tem por base dados de tráfego nacional a partir de smartphone, PC e tablet.